Discurso no Senado Federal

FELICITAÇÕES A UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA, PELOS SEUS 25 ANOS DE EXISTENCIA.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FELICITAÇÕES A UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA, PELOS SEUS 25 ANOS DE EXISTENCIA.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/1997 - Página 18415
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE, VINCULAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, ATUAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), BRASIL, EXTERIOR.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste mês de agosto, a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) comemora seus 25 anos de existência. Um quarto de século de muita dedicação e trabalho, que fizeram da ULBRA um dos maiores centros de ensino do Brasil.

Mesmo que o primeiro curso de graduação das Faculdades Canoenses tenha sido instalado há 25 anos, dando origem à obra educacional e de saúde da ULBRA, com a sua mantenedora - a Comunidade Evangélica São Paulo (CELSP), é preciso lembrar que o início de tudo aconteceu no ano de 1911, quando começaram a funcionar a pequena capela e uma sala de aula, erguidas para atender à comunidade luterana, que se estabeleceu em Canoas, em 1904. Antes, ainda, está o trabalho missionário do Sínodo de Missouri, Ohio, nos Estados Unidos, fundado em 1847 e que se estendeu ao Brasil em 1900, permitindo que fossem abertos novos caminhos para a evangelização.

Portanto, apesar de estar comemorando 25 anos de existência, as origens da Universidade Luterana do Brasil e, também, da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, remontam ao início deste século. O trabalho iniciado por aqueles bravos pioneiros frutificou e, hoje, leva sua mensagem pelo Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins e Goiás, através das escolas, universidades e hospitais mantidos pela CELSP.

A ULBRA cresceu, expandiu-se, criou raízes em vários pontos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior. Mas, acima de tudo isso, continua fiel às suas origens, baseada na vontade de edificar e ampliar a cada dia uma obra confessional, buscando inspiração na palavra de Deus e sua eterna bondade e sabedoria.

Ao comemorar seu Jubileu de Prata, a Universidade Luterana do Brasil está se transformando em uma das grandes instituições de ensino da América Latina. A expansão da ULBRA vem se consumando em vários setores. Hoje, a marca ULBRA está presente não apenas na área da educação, mas também nas áreas da saúde, da tecnologia e do esporte, sendo um sinônimo de qualidade em todas elas. Nos seus 25 anos de existência, a ULBRA segue seu crescimento com responsabilidade, vivenciando a ética cristã e buscando a eficiência e a eficácia em todas as atividades.

O Complexo Educacional ULBRA conta com mais de 37 mil alunos matriculados em todos os seus níveis de ensino (escolas de 1º e 2º graus, Institutos Luteranos de Ensino Superior - ILES e os campi do Rio Grande do Sul, que contam com 44 cursos de graduação). A Universidade oferece ainda 58 cursos de pós-graduação e outros 48 com a Fundação Luterana de Portugal e suas universidades conveniadas na França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina e Cuba, que atraem alunos de todo o Brasil e de países do Mercosul.

A área da saúde destaca-se pelo ULBRA Saúde, com seus quatro hospitais (três em Porto Alegre e um em Tramandaí), ambulatórios, Central de Diagnósticos Complementares e Clínicas Especializadas e o Plano ULBRA Saúde, um sistema inovador que proporciona um atendimento diferenciado, abrangendo todas as especialidades médicas.

A expansão da ULBRA em diversos segmentos mostra que não foi em vão a luta de todos os que contribuíram para o seu crescimento nestes 25 anos de superações e conquistas. Fica, assim, cada vez mais atual, o slogan da ULBRA "Onde o futuro já começou".

No Rio Grande do Sul, a Universidade Luterana do Brasil lançou as bases de seu trabalho nas áreas da educação, da saúde e da tecnologia. Atuando com seus campi nas cidades de Canoas, São Jerônimo, Guaíba, Torres, Gravataí e Cachoeira do Sul; com escolas de 1º e 2º graus nestes mesmos municípios (exceção feita a São Jerônimo e Gravataí) e em Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Candelária e Porto Alegre; com hospitais em Porto Alegre, Tramandaí e, futuramente, em Canoas; com a Casa Internacional, em Gramado; com a indústria farmacêutica Basa, em Caxias do Sul; e a Fazenda Experimental, em Montenegro, a ULBRA dá a sua parcela de contribuição para incrementar o ensino e a saúde no estado e fortalecer o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Hoje, a ULBRA marca sua presença no Rio Grande do Sul como uma das grandes instituições de ensino existentes no estado, além de ampliar, a cada dia que passa, sua atuação nas áreas da saúde e da tecnologia. A presença da ULBRA em vários pontos do estado tem ajudado a gerar progresso e desenvolvimento. E é isto mesmo que a Universidade Luterana do Brasil busca com o seu trabalho. O bem servir à comunidade e auxiliá-la em seu crescimento econômico, social e cultural é uma das tarefas às quais a ULBRA tem se dedicado com fé e devoção. Por isso, os 25 anos da Universidade Luterana do Brasil representam mais uma etapa em um somatório de muitas coisas positivas, gerando um processo de construção, que, com união e despreendimento, se solidifica com o passar do tempo.

A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP) atua no ensino pré-escolar e no ensino de 1º e 2º graus no Rio Grande do Sul e de mais cinco estados brasileiros através do Centro de Ensino Fundamental e Médio da ULBRA. No Rio Grande do Sul, funcionam 11 escolas, onde estudam cerca de 7 mil alunos. O Centro também mantém unidades escolares no Amazonas, Goiás, Rondônia, Tocantins e Pará e, ainda, no Uruguai. No Centro de Ensino Fundamental e Médio da ULBRA, o aluno tem acesso garantido aos instrumentos necessários para o seu desenvolvimento lógico e reflexivo.

A Comunidade Luterana São Paulo (CELSP), mantenedora da ULBRA, enfrenta, desde 1989, quando foi criado o campus de Ji-Paraná, em Rondônia, um grande desafio: ampliar a oferta de vagas universitárias, através dos ILES localizados em Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Ji-Paraná (RO) e da FESIT, em Itumbiara (GO), buscando contribuir para o desenvolvimento das regiões norte e centro-oeste do Brasil. Além disso, o trabalho da mantenedora vem enriquecendo os conhecimentos sobre a nova realidade em que o País está inserido, facilitando a integração entre os ILES e as comunidades nas quais estão implantados os seus campi.

As unidades do norte passaram a se chamar Institutos Luteranos de Ensino Superior em janeiro de 1996, tendo a CELSP como mantenedora e a ULBRA como administradora. Todas essas unidades oferecem ensino do pré-primário à pós-graduação, sendo, atualmente, importantes pólos educacionais dentro das cidades e dos estados nos quais atuam. Por isso, o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela CELSP e pela ULBRA nessas duas regiões tem sido grande, por parte de todos os segmentos da sociedade.

A área da Saúde da ULBRA é integrada por quatro unidades hospitalares em funcionamento, nas quais totalizam-se mais de 600 leitos. Três delas - os hospitais Luterano, Independência e Vicente da Fontoura - encontram-se em Porto Alegre. Em Tramandaí, funciona o Hospital Tramandaí, atendendo significativa parcela da população do Litoral Norte do estado.

Além dessas unidades, o ULBRA Saúde também conta com uma Unidade Administrativa que centraliza todo o gerenciamento da rede e, em Canoas, com uma Unidade Ambulatorial e com um Hospital Veterinário. No centro de Porto Alegre funciona a Unidade Central do ULBRA Saúde, que abrigará uma Central de Diagnósticos Complementares e Clínicas Especializadas. Atualmente, já estão em funcionamento diversas especialidades médicas e a realização de diferentes exames de diagnóstico. Ao mesmo tempo, no Campus de Canoas, está sendo construído o futuro Hospital Universitário, projetado para 520 leitos.

As atividades esportivas, integradas no processo educativo, sempre mereceram atenção especial dentro da ULBRA. Nos últimos três anos, o esporte na universidade deu um salto de qualidade, consolidando o nome da ULBRA no cenário esportivo regional, nacional e mundial. Conquistas no futsal, no vôlei (masculino e feminino) e no judô, aliadas aos investimentos e à infra-estrutura oferecida pela universidade, qualificam a ULBRA, cada vez mais, como uma das grandes potências do esporte no Brasil nos dias de hoje.

Portanto, parabéns à ULBRA por tudo o que ela realizou, até o presente. Mas, principalmente, parabéns para o País pelo que a ULBRA lhe preparou em termos de seu futuro enquanto Nação. Não há riqueza maior do que o cidadão em sua plenitude. E preparar cidadãos para o futuro é o que a ULBRA sempre fez, nos seus 25 anos.

Era o que tinha a dizer.Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/1997 - Página 18415