Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES ATINENTES AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR OSMAR DIAS A RESPEITO DA ATUAÇÃO DO PFL.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • CONSIDERAÇÕES ATINENTES AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR OSMAR DIAS A RESPEITO DA ATUAÇÃO DO PFL.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/1997 - Página 18628
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), RECUSA, REPUDIO, PARTICIPAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, TROCA, FAVORECIMENTO, NATUREZA ECONOMICA, POLITICO, APROVAÇÃO, EMPRESTIMO, ESTADOS, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Como Líder. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, a Liderança do PFL não tem por hábito envolver-se nas questões regionais e nas questão estaduais. Todavia, ouvindo o discurso do eminente Senador Osmar Dias, verifico que não se trata apenas de uma questão regional, mas sim do envolvimento do PFL nacional, da sua Bancada aqui, no Senado, e, sobretudo, do Senado da República.

Não preciso, Sr. Presidente, defender os principais Líderes do nosso Partido, entre os quais o Senador Antonio Carlos Magalhães, porque o próprio Senador Osmar Dias já o fez, já o isentou de qualquer culpa ou envolvimento, presente ou futuro, em uma barganha de natureza política que visasse a beneficiar o Governador Jaime Lerner, que é também do nosso Partido.

Mas, Sr. Presidente, quero ir além. Conhecendo como conheço o Senador Osmar Dias, não posso pensar mal da iniciativa de S. Exª. Trata-se de um companheiro de grande envergadura moral, correto, leal; portanto, o que aqui ouço de S. Exª decorre obviamente de equívocos ou meros, simples e superficiais impulsos de natureza política.

O Governador Jaime Lerner merece o nosso apreço, consideração e lealdade; S. Exª é um membro eminente do nosso Partido. Os pedidos de empréstimos que se encontram na Comissão de Assuntos Econômicos foram feitos certamente dentro da lei, a exemplo do que fizeram tantos ou todos os Governadores de Estado. Esta Casa não tem tido o hábito de recusar pedidos de empréstimos que são autorizados e avalizados pelo Banco Central da República. Os pedidos que se encontram na Comissão de Assuntos Econômicos - tomei conhecimento disto agora - foram entregues e deferidos ao Senador Osmar Dias para relatar, a um adversário político.

Se eu fosse Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, não hesitaria em entregar ao Senador Osmar Dias esses tais projetos, mesmo sendo adversário como é, porque conheço e proclamo a sua correção. Sabendo disso, não tenho dúvida de que o Senador Osmar Dias acabará por votar favoravelmente à aprovação dos empréstimos solicitados pelo Governador do Paraná.

Para concluir, Sr. Presidente, digo que o PFL não se envolve em barganhas políticas de qualquer natureza. Esta Casa também não o faz, é de sua tradição. Portanto, esteja tranqüilo, Senador Osmar Dias, porque o PFL jamais votará qualquer projeto que tramite nesta Casa para atender a possíveis barganhas políticas, nem de outros, nem de seu próprio Partido, assim como não o faria, não o fez e não o fará o Senado da República.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/1997 - Página 18628