Discurso no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DE PRONUNCIAMENTO NA SEMANA PASSADA, NO QUAL TERIA AGREDIDO SERVIDORES DO INCRA, AO RELATAR SOBRE A DOCUMENTAÇÃO ENCAMINHADA PELO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DO ESTADO DE RORAIMA AS AUTORIDADES FEDERAIS DENUNCIANDO TRES FUNCIONARIOS DO INSTITUTO ACUSADOS DE DESVIAREM DINHEIRO DE CREDITO DO PROCERA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DE PRONUNCIAMENTO NA SEMANA PASSADA, NO QUAL TERIA AGREDIDO SERVIDORES DO INCRA, AO RELATAR SOBRE A DOCUMENTAÇÃO ENCAMINHADA PELO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DO ESTADO DE RORAIMA AS AUTORIDADES FEDERAIS DENUNCIANDO TRES FUNCIONARIOS DO INSTITUTO ACUSADOS DE DESVIAREM DINHEIRO DE CREDITO DO PROCERA.
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/1997 - Página 20596
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ENCAMINHAMENTO, ORADOR, DOCUMENTAÇÃO, RAUL JUNGMANN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO EXTRAORDINARIO DE POLITICA FUNDIARIA (MEPF), MILTON SELIGMAN, PRESIDENTE, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), CONGRESSISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), SOLICITAÇÃO, PROTEÇÃO, SINDICATO, TRABALHADOR RURAL, RESULTADO, DENUNCIA, AMEAÇA, MORTE, ACUSAÇÃO, FRAUDE, DESVIO, VERBA, DOMINGOS SAVIO, DIRETOR, ASSENTAMENTO RURAL, ORGÃO PUBLICO, REFORMA AGRARIA, SALOMÃO BRIEGEL, VEREADOR, SERVIDOR, NILTON SERGIO, CIDADÃO.
  • ESCLARECIMENTOS, PRETENSÃO, ORADOR, ATENDIMENTO, SINDICATO, TRABALHADOR RURAL, ENCAMINHAMENTO, DENUNCIA, FRAUDE, AUTORIDADE FEDERAL, EXCLUSÃO, MAIORIA, FUNCIONARIO CIVIL, COMPOSIÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • MANIFESTAÇÃO, RESPEITO, ORADOR, TRABALHO, REALIZAÇÃO, FUNCIONARIO CIVIL, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para uma comunicação porque, na semana passada, fiz um discurso da tribuna do Senado, em que relatei que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado de Roraima havia encaminhado documentação ao Ministro Raul Jungmann, ao Presidente do Incra, Milton Seligman, ao Presidente da Contag e aos Parlamentares federais de Roraima, solicitando, em primeiro lugar, que se buscasse proteção para o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais, que estava sofrendo ameaça de morte.

Em segundo lugar, o documento encaminhava uma série de denúncias contra três funcionários do Incra, acusados de desviarem dinheiro de crédito do Procera. Fiz esse depoimento, pedi proteção para ele e encaminhei documento pertinente ao Ministro Raul Jungmann.

No dia de ontem, servidores do Incra e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Roraima me encaminharam uma documentação protestando, dizendo que em meu pronunciamento eu teria agredido e acusado todos os servidores do Incra de Roraima.

Gostaria de fazer este esclarecimento e dizer, em primeiro lugar, que a grande maioria dos servidores do Incra de Roraima são pessoas honestas, comprometidas com o trabalho, que desempenham sua função com seriedade. O documento do Sindicato dos Trabalhadores registra apenas o nome de três servidores que estariam, segundo o sindicato e não nas minhas palavras, "agindo de forma errada". O que fiz foi pedir ao Ministro e ao Presidente do Incra que averiguasse essas questões.

Em segundo lugar, alguns políticos, acostumados a usar a estrutura do Incra para fins eleitoreiros e partidários, estavam exatamente fazendo esse tipo de alegação aos servidores, tentando insuflá-los contra as colocações que tinha feito. Gostaria de repudiar a atuação desses políticos, de registrar novamente o meu respeito aos trabalhadores do Incra, e dizer que os servidores acusados, o Sr. Domingos Sávio, Diretor do Assentamento do Incra; o Sr. Vicente, servidor do Incra; o Vereador Salomão Briegel; e o Sr. Nilton Sérgio, o foram pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Portanto, é importante que o Ministro e o Presidente do Incra tomem as providências cabíveis para averiguar essa questão, a fim de que não pairem dúvidas sobre a atuação dos servidores do Incra em Roraima.

Era esse o esclarecimento que gostaria de fazer, Sr. Presidente, registrando novamente o meu respeito e o reconhecimento ao trabalho da grande maioria dos servidores do Incra de Roraima, que inclusive votaram em mim para o Senado da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/1997 - Página 20596