Discurso no Senado Federal

ALERTANDO O GOVERNO FEDERAL ACERCA DA PREMENCIA DAS PROVIDENCIAS A SEREM ADOTADAS COM RELAÇÃO AS CONSEQUENCIAS DO FENOMENO CLIMATICO EL NIÑO, DENTRE AS QUAIS DEFENDE A TRANSPOSIÇÃO DAS AGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO E A PERFURAÇÃO DE POÇOS NO NORDESTE.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • ALERTANDO O GOVERNO FEDERAL ACERCA DA PREMENCIA DAS PROVIDENCIAS A SEREM ADOTADAS COM RELAÇÃO AS CONSEQUENCIAS DO FENOMENO CLIMATICO EL NIÑO, DENTRE AS QUAIS DEFENDE A TRANSPOSIÇÃO DAS AGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO E A PERFURAÇÃO DE POÇOS NO NORDESTE.
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/1997 - Página 20665
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • DEFESA, URGENCIA, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ADOÇÃO, PROVIDENCIA, TRANSPOSIÇÃO, AGUAS FLUVIAIS, RIO SÃO FRANCISCO, PERFURAÇÃO, POÇO, POÇO ARTESIANO, REGIÃO NORDESTE, FORMA, IMPEDIMENTO, PREJUIZO, RESULTADO, ALTERAÇÃO, CLIMA, MUNDO.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registro apenas a necessidade de providências urgentes em relação às mudanças climáticas em nosso País como resultado do reflexo do fenômeno El Niño. Já se começa a sentir no Nordeste uma grande estiagem e deverão ocorrer, como nas vezes anteriores em que o El Niño se manifestou, enchentes no Sul.

Neste momento, alerto o Governo Federal, por meio do Ministério de Recursos Hídricos, do Ministério das Desigualdades Regionais, enfim, de todas as autoridades competentes, para que comecem a tomar providências. Dentre elas, a principal é fazer a transposição das águas do São Francisco, a perfuração de poços e tantas outras também necessárias.

Aguardamos que o Governo Federal tome providências para que não tenhamos, no próximo ano, de enfrentar uma calamidade sem que tenham sido tomadas providências preliminares e profiláticas.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/1997 - Página 20665