Discurso no Senado Federal

APELO AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PARA A CONCESSÃO DE REAJUSTE SALARIAL AOS SERVIDORES PUBLICOS.

Autor
Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SALARIAL.:
  • APELO AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PARA A CONCESSÃO DE REAJUSTE SALARIAL AOS SERVIDORES PUBLICOS.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/1998 - Página 4085
Assunto
Outros > POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONCESSÃO, REAJUSTAMENTO, SALARIO, FUNCIONARIO PUBLICO, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, CATEGORIA PROFISSIONAL.

           O SR. ERNANDES AMORIM (PPB - RO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, este é o último ano do atual mandato do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, o Senhor Fernando Henrique Cardoso.

           Foram quatro anos de realizações, onde Sua Excelência pôde comprovar sua eficiência como administrador, como político, como governante da Nação.

           É verdade que existem muitas questões que precisam ser ainda trabalhadas, analisadas e com certeza, existem méritos por sucessos, e também as situações de insucessos, que devem ser revistos, analisados e redirecionados.

           Neste sentido, Sr. Presidente, tomo a liberdade de chamar a atenção de Sua Excelência para a situação dos funcionários públicos do Brasil.

           Nestes quatro anos, os funcionários públicos tem aperfeiçoado a prestação de serviços que o Estado fornece em suas mais diversas áreas. Nos mais distantes pontos do País.

           Estivemos apreciando aqui neste plenário a reforma administrativa. Alterando a aposentadoria, limitando os salários, trazendo legitimidade aos funcionários estáveis, tentando trazer à categoria dos servidores públicos as condições de maior eficiência e respeito que eles merecem, aprovando a Proposta de Emenda que certamente traduz a visão administrativa que Sua Excelência tem para os funcionários públicos dos país, aperfeiçoada pelo legislativo.

           E os servidores - aqueles que em sua maioria são pais de família, - os milhares de servidores que ao longo desses quatro anos acompanharam toas essas mudanças que tem acontecido em nosso País, que se sujeitaram ao plano de demissão incentivada mas optaram por permanecer em seus empregos, aguardam ansiosos o reconhecimento de Sua Excelência, que certamente não se esquecerá dessa categoria que representa parcela tão significativa dos trabalhadores do País.

           Não falo apenas sobre Rondônia, ou sobre Brasília, mas sobre todos os Estados da Nação. E as Srªs. Senadoras e os Srs. Senadores aqui presentes podem confirmar pois há estados que possuem mais funcionários públicos do que o efetivo em Brasília.

           É chegada já a hora, Senhor Fernando Henrique Cardoso, de conceder reajuste salarial aos funcionários públicos. A todos os funcionários, não apenas a uma categoria isolada. Está marcada uma reunião com todos os ministros da República para sexta-feira, e seria uma boa oportunidade para debater o assunto e anunciar um reajuste - não chego a dizer aumento salarial, mas reajuste - que merecidamente fazem jus os funcionários públicos de todo o País e que deve ser concedido agora, para que Sua Excelência não seja acusado de usar de medidas com fins eleitoreiros ao conceder reajuste próximo às eleições e para que não se cometa uma injustiça, e encerre o Presidente da República quatro anos de governo sem sequer reconhecer o sacrifício e os méritos de uma categoria trabalhadora, que não faz greves, que mantém os serviços essenciais e tão importantes para o País.

           Esse é o meu apelo em favor dos funcionários públicos do nosso País.

           Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/1998 - Página 4085