Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE PRATA, DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, NO PROXIMO DIA 22 DE MARÇO DO CORRENTE ANO.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE PRATA, DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, NO PROXIMO DIA 22 DE MARÇO DO CORRENTE ANO.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/1998 - Página 4634
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ao inaugurar, em 1973, a Universidade de Fortaleza-UNIFOR, o cearense EDSON QUEIROZ concretizou seu sonho de gerar um centro impulsionador da pesquisa e da educação superior no Estado do Ceará.

Mantida pela Fundação Edson Queiroz - entidade sem fins lucrativos criada em 1971 -, a UNIFOR já formou mais de 25 mil profissionais em seus dezoito cursos das áreas de ciências tecnológicas, saúde, administrativa e humanidades, o que a posiciona entre as mais importantes instituições universitárias do País.

A UNIFOR conta hoje com 650 professores - entre graduados, especialistas, mestres e doutores -, e um total de 12 mil alunos, que convivem num campus de 50 hectares e 244 salas de aula, além de 98 laboratórios. A Biblioteca Central possui um acervo de aproximadamente 33 mil títulos e 90 mil volumes.

Sistematicamente, a UNIFOR realiza cursos de especialização destinados a profissionais graduados, contando com um total de 800 alunos e 144 docentes - entre coordenadores, professores efetivos e convidados de outras instituições. Incrementando esse setor, existe a política de investir na capacitação do corpo docente, para mestrado e doutorado.

A Universidade de Fortaleza é um grande exemplo de integração empresa-comunidade. Com a criação do Núcleo de Assistência Jurídica Integrada - NAJI, do Núcleo de Assistência Médica Integrada - NAMI e da Escola D. Yolanda Queiroz, a Universidade abre oportunidades de estágio para alunos de diversos cursos, ao tempo em que proporciona serviços básicos e oferece condições de aprendizado aos moradores da comunidade menos favorecida.

Convém registar o exemplo do empresário Edson Queiroz, que guarda o traço vanguardista do investimento em ciência e tecnologia.

É com esta intenção que lembro o dia 22 de março de 1998, quando se comemora o Jubileu de Prata da Universidade de Fortaleza.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/1998 - Página 4634