Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS PRESTADAS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO DE JANEIRO AO MINISTRO IRIS REZENDE, AGRACIANDO-O COM OS TITULOS DE CIDADÃO HONORARIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E CIDADÃO BENEMERITO FLUMINENSE, E COM A MEDALHA TIRADENTES.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • HOMENAGENS PRESTADAS PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO DE JANEIRO AO MINISTRO IRIS REZENDE, AGRACIANDO-O COM OS TITULOS DE CIDADÃO HONORARIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E CIDADÃO BENEMERITO FLUMINENSE, E COM A MEDALHA TIRADENTES.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/1998 - Página 5023
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • REGISTRO, HOMENAGEM, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CONCESSÃO HONORIFICA, IRIS REZENDE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).

         O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero trazer ao conhecimento deste Plenário que o Ministro da Justiça, nosso colega Iris Rezende, recebeu hoje justas e merecidas homenagens da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, no antigo Palácio Tiradentes, onde funcionava a Câmara dos Deputados antes da transferência da Capital da República para Brasília.

         O Ministro foi homenageado com os títulos de Cidadão Honorário do Estado do Rio e Cidadão Benemérito Fluminense. Recebeu, ainda, a Medalha Tiradentes, a mais importante comenda que o Legislativo Estadual concede às autoridades que se destacam no País. O projeto foi uma iniciativa do Deputado evangélico Rubens Tavares, do PFL, que destacou os valores pessoais do homenageado, considerando-o “a mais representativa lideranças popular do País”.

         Cerca de duas mil pessoas compareceram à cerimônia de condecoração. Nas imediações do Palácio Tiradentes, dezenas de faixas saudaram o sucesso da vida pública de mais de 40 anos do ex-Governador de Goiás. Durante a solenidade, foram lidas diversas mensagens de autoridades que não puderam comparecer, como o Presidente Fernando Henrique Cardoso e o Governador Maguito Vilela. O Governador Marcello Alencar fez questão de cumprimentar pessoalmente o Ministro, momentos antes de sua chegada ao Palácio Tiradentes.

         Ao justificar a homenagem e relatar a trajetória pública do Ministro, o Deputado Rubens Tavares afirmou que, como Governador, Iris Rezende “conseguiu em Goiás a proeza de redistribuir a renda e diminuir as diferenças sociais. É um homem cristão a serviço dos mais humildes”. Lembrou a experiência bem-sucedida dos mutirões para a construção de casas populares, como Governador, e salientou o atual trabalho no Ministério da Justiça, em que pontifica a elaboração do novo Código Penal apresentado hoje à sociedade.

         Em agradecimento, o Ministro disse que recebia a homenagem pelo trabalho que vem realizando no Ministério da Justiça, particularmente no combate à violência e na melhoria do sistema de segurança pública no País. Essas são questões que interessam diretamente à população do Rio de Janeiro, enfatizou o Ministro.

         Desta tribuna, Srªs. e Srs. Senadores, quero registrar meu apoio ao Deputado Rubens Tavares e à população do Rio de Janeiro, pela iniciativa, e felicitar o Ministro da Justiça por mais esse reconhecimento por toda uma vida dedicada à causa pública, à democracia e ao povo de Goiás.

         Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

         Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/1998 - Página 5023