Discurso no Senado Federal

REUNIÃO DAS FEDERAÇÕES DAS INDUSTRIAS DE GOIAS, TOCANTINS, DISTRITO FEDERAL, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, RONDONIA E ACRE COM O OBJETIVO DE INSTITUIR O MERCOESTE.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • REUNIÃO DAS FEDERAÇÕES DAS INDUSTRIAS DE GOIAS, TOCANTINS, DISTRITO FEDERAL, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, RONDONIA E ACRE COM O OBJETIVO DE INSTITUIR O MERCOESTE.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/1998 - Página 7322
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DO TOCANTINS (TO), DISTRITO FEDERAL (DF), ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DE RONDONIA (RO), OBJETIVO, CRIAÇÃO, ENTIDADE, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGIÃO CENTRO OESTE, GESTÃO, CONGRESSO NACIONAL, GOVERNO FEDERAL, BANCOS.

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, numa demonstração inequívoca de que a sociedade civil em nosso País está, a cada dia, mais madura e preparada para vencer os desafios que se lhe interpõem, reuniram-se, em setembro do ano passado, os presidentes das federações de indústrias dos Estados do Centro-Oeste e de três Estados do Norte, com o objetivo de instituir o Mercoeste.

           Formado pelo Distrito Federal e pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre e Rondônia, o Mercoeste quer tornar-se um grande foro em prol do desenvolvimento da região oeste, área compreendida pelas 7 Unidades da Federação mencionadas. Para isso, o Mercoste será o locus do encontro das lideranças da sociedade civil e da representação política dessas Unidades, as quais, num esforço coordenado, traçarão os rumos, o projeto do desenvolvimento regional pretendido e tratarão de viabilizá-lo junto ao Congresso Nacional, ao Governo Federal e às instituições nacionais e internacionais de crédito.

           É de conhecimento geral que, hoje, a denominada região oeste é talvez a área mais dinâmica e de crescimento mais rápido do País, principalmente em função da expansão da fronteira agrícola que se verifica em suas terras. Ainda carente de infra-estrutura adequada, a região tem-se destacada em relação à produtividade alcançada tanto na lavoura, propícia à mecanização em função do relevo plano, quanto na pecuária. Infelizmente, esse esforço produtivo continua sendo estiolado pela infra-estrutura precária, mormente de transporte.

           Com imensa vontade de superar tais constrangimentos, o grupo fundador do Mercoeste propôs-se, de forma imediata e preliminar, a promover as seguintes ações concretas:

n     Constituição de grupo técnico para elaboração de proposta de desenvolvimento da região oeste;

n     Articulação com a Secretaria de Políticas Regionais do Governo Federal para, em conjunto, elaborar propostas de desenvolvimento a serem debatidas em um grande seminário do Mercoeste, a ser realizado na segunda quinzena de outubro, aqui no Senado Federal;

n     Articulação e mobilização das lideranças políticas do Distrito Federal e dos Estados mencionados em favor da liberação dos recursos federais já destinados à região pelo Orçamento Geral da União e pelo Plano Plurianual, bem como por programas, projetos e atividades do Governo Federal previstos e em execução.

n     Articulação com os Governos das Unidades da Federação associadas, no sentido de garantir contrapartidas estaduais a esse grande esforço de desenvolvimento; e

n     Organização de um Comitê Dirigente do Grupo dos Sete, que será o braço executivo do Mercoeste.

           Assim, a sociedade civil, preliminarmente representada por suas lideranças empresariais, manifesta profundo interesse no desenvolvimento de sua região, passando, sem demora, das intenções às medidas práticas para implementá-las. Este Senador, como entusiasta de primeira hora dessa iniciativa, há de acompanhar de perto e de cobrar agilidade ao recém-instituído Mercoeste.

           Parabéns aos presidentes das federações das indústrias de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre!

           Todo o povo dessa região aguarda com ansiedade e com confiança os resultados positivos, para seu desenvolvimento e para a melhoria de seus padrões de vida, que certamente não tardarão em seguir da instituição do Mercoeste.

           Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/1998 - Página 7322