Pronunciamento de Edison Lobão em 03/12/1998
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO FEDERAL CARLOS DE BRITTO VELHO.
- Autor
- Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
- Nome completo: Edison Lobão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO FEDERAL CARLOS DE BRITTO VELHO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/12/1998 - Página 17759
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, CARLOS DE BRITTO VELHO, EX-DEPUTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu talvez não estivesse protelando esta sessão com as minhas palavras, embora sejam breves, se me não tivesse negado o aparte o eminente Senador Pedro Simon. Todavia, aqui estou para dizer que também fui um grande amigo de Brito Velho. Eu o conheci nos anos 60, quando aqui cheguei como jornalista, e ele era deputado; logo tivemos um bom relacionamento e passei a admirá-lo como um dos pró-homens da vida pública brasileira.
Brito Velho tinha todas as qualidades e quase nenhum defeito. Era homem de uma coragem espantosa, conquanto fosse profundamente generoso. Era capaz de admirar e proclamar a sua admiração a grandes líderes da revolução, como Milton Campos e tantos outros, ao revés de alguns outros líderes da oposição, à época, que sempre encontravam defeitos em todos os líderes da revolução.
Lastimo também o desaparecimento de Brito Velho, que por igual me enviava cartas freqüentemente; eu as respondia todas, porque com elas eu sempre aprendia alguma coisa.
Lastimo seu desaparecimento e envio, desta tribuna do Senado da República, as minhas condolências à família desse bravo homem do Rio Grande do Sul.