Pronunciamento de Edison Lobão em 05/03/1999
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, NO ULTIMO DIA 2, NO ESTADO DO MARANHÃO, DO EX-DEPUTADO IVAR SALDANHA.
- Autor
- Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
- Nome completo: Edison Lobão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, NO ULTIMO DIA 2, NO ESTADO DO MARANHÃO, DO EX-DEPUTADO IVAR SALDANHA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/03/1999 - Página 4443
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, IVAR SALDANHA, EX-DEPUTADO, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
O SR. EDISON LOBÃO
(PFL-MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu no Maranhão no último dia 2, vítima de um acidente rodoviário, o ex-Deputado Ivar Saldanha. Líder político muito estimado em todos os setores sociais, quer na área estadual como na federal, o seu falecimento provocou uma grande consternação em meu Estado.
Ivar Saldanha teve uma trajetória que honra as tradições do homem público maranhense vocacionado para a política. Em 1947, com o falecimento do seu pai, Saldanha assumiu o comando político do Município de Rosário, iniciando aí uma vida pública dedicada aos interesses da nossa gente e do nosso Estado.
Sete vezes Deputado Estadual, no correr de cujos mandatos exerceu por quatro vezes a presidência da Assembléia Legislativa; duas vezes Deputado Federal; em três oportunidades administrando São Luís como seu Prefeito, e Governador do Estado por um ano – bastaria a menção desse honroso currículo para se avaliar o grande prestígio desfrutado pela liderança de Ivar Saldanha no Maranhão.
Ivar reunia ao seu estilo de homem educado e gentil a bravura de um lutador. Companheiro de Victorino Freire, foi ferido a bala, à frente dos correligionários vindos de Rosário, nos acontecimentos que tentaram impedir a posse do saudoso Eugênio Barros no Governo do Estado.
Justifica-se plenamente, portanto, a tristeza com que a inesperada morte de Ivar Saldanha envolveu não somente o Maranhão, mas também este Congresso Nacional, onde ele fez numerosos amigos que hoje o pranteiam.
Requeiro, Senhor Presidente, um voto de pesar pelo falecimento do ex-Deputado Ivar Saldanha, encaminhando-se aos seus familiares as condolências do Poder Legislativo pelo seu falecimento.
Obrigado.
,