Discurso no Senado Federal

ANALISE DO RELATORIO DA PESQUISA CONJUNTURAL DO COMERCIO, REALIZADO PELO INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO COMERCIO, SOBRE A EVOLUÇÃO DO SETOR VAREJISTA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • ANALISE DO RELATORIO DA PESQUISA CONJUNTURAL DO COMERCIO, REALIZADO PELO INSTITUTO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO COMERCIO, SOBRE A EVOLUÇÃO DO SETOR VAREJISTA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/1999 - Página 4750
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, FEDERAÇÃO, COMERCIO, ESTADO DO CEARA (CE), REALIZAÇÃO, PESQUISA, LEVANTAMENTO DE DADOS, COMERCIO VAREJISTA, REGIÃO METROPOLITANA, CAPITAL DE ESTADO, CONTRIBUIÇÃO, COMBATE, CRISE.

O SR .SENADOR LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB -CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho em mãos relatório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, da Federação do Comércio do Estado do Ceará, que analisa as atividades do setor no mês de dezembro de 1998. Trata-se de alentado trabalho que relata as atividades do setor e analisa a evolução do setor varejista na região metropolitana de Fortaleza, incluindo, portanto, além da Capital, os Municípios contíguos de Caucaia e Maracanaú.  

Essa é a segunda vez que o Instituto Fecomércio realiza tal pesquisa na Capital cearense, registrando as principais práticas do comércio varejista, como as formas de pagamento oferecidas aos consumidores, o faturamento, o estoque, o nível de emprego e a inadimplência. A intenção da Fecomércio, no médio prazo, é estender a pesquisa a todas as regiões do estado, de forma a beneficiar, com informações atualizadas e acuradas análises, um número significativamente maior de empresas do setor.  

Pelo relatório da Pesquisa Conjuntural do Comércio , realizada entre 7 e 12 de janeiro último, sabe-se, por exemplo, que as vendas de dezembro tiveram aumento de 29,65% em relação ao mês anterior, a despeito da crise que vem afetando a economia brasileira. Evidentemente, a pesquisa leva em conta a atipicidade do mês de dezembro, por ser um período de festas e por haver, nesse período, maior volume de dinheiro em circulação, em conseqüência do pagamento do 13º salário. Os índices obtidos, portanto – conclui a pesquisa –, não demonstram crescimento de mercado, mas apenas crescimento de vendas em relação ao mês anterior.  

Quanto às formas de pagamento, a venda à vista foi a mais freqüente no período, seguindo uma tendência nacional, com 59,40% das ocorrências, seguindo-se os pagamentos por meio de cartão de crédito e de cheques pré-datados, com 22,64% e 18,20%. O relatório observa que as altas taxas de juros levaram os consumidores a evitar compras a prazo.  

Em outro capítulo, a pesquisa analisa a inadimplência, e mais adiante os estoques praticados, os prazos de pagamento, o nível de emprego. Essas informações, Sr. Presidente, são de grande importância para os comerciantes do setor varejista, que não dispunham de um balizamento para administrar seus negócios.  

Ao trazer essas informações a este Plenário, minha intenção não foi propriamente comentar os índices apurados, mas louvar a iniciativa da Fecomércio e parabenizar o seu presidente, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, destacando a importância de um trabalho que já está produzindo benefícios gerais para o setor, especialmente para os varejistas de micro e pequeno portes.  

O Estado do Ceará, como todos os demais Estados brasileiros, passa por momentos difíceis. No entanto, tem uma força de trabalho invejável e um empresariado lúcido e criativo. A iniciativa da Fecomércio atende à expectativa da comunidade varejista e, tenho certeza, é mais uma importante contribuição para que nós, cearenses e brasileiros, possamos superar os percalços da grave crise econômica que estamos vivendo.  

Muito obrigado.  

 

Z


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/1999 - Página 4750