Discurso no Senado Federal

APELO AO GOVERNO FEDERAL PARA REFORMULAÇÃO DAS POLITICAS DAS AREAS SOCIAIS.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • APELO AO GOVERNO FEDERAL PARA REFORMULAÇÃO DAS POLITICAS DAS AREAS SOCIAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/1999 - Página 6945
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REMANEJAMENTO, VERBA, DESTINAÇÃO, PROGRAMA, NATUREZA SOCIAL.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, EMENDA, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, PERCENTAGEM, ORÇAMENTO, UNIÃO FEDERAL, ERRADICAÇÃO, FOME, MISERIA, PAIS.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há poucos minutos, fiz um aparte de pé e me admoestaram no sentido que deveria tê-lo feito sentado. Agora a Senadora Heloisa Helena me chama a atenção dizendo que não posso falar sentado, que devo fazê-lo em pé. Isso se deve à falta de um conhecimento maior do Regimento. Peço escusas por isso.  

Sr. Presidente, hoje fiquei feliz quando li a matéria do jornalista William França, que dizia: "Fernando Henrique Cardoso diz ter feito as pazes com a Comunidade Solidária". O jornalista inicia a matéria dizendo o seguinte: "O Presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que, ao recuar nos cortes feitos em verbas de programas sociais, remanejando R$139 milhões de outras áreas, podia comemorar as pazes entre o Governo Federal e o Comunidade Solidária".  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, confesso que essa notícia nos agrada. O Presidente pelo menos teve um gesto de humildade, pois atendeu aos milhares de apelos feitos no Senado Federal, na Câmara Federal e em todo o Brasil, no sentido de que não cortasse as verbas dos programas sociais.  

Espero que, ao invés de cortes, como pretendia o Sr. Presidente, sejam aumentados os recursos destinados à área social, para que com ela sejam feitas as pazes de verdade. Espero que Sua Excelência apóie a nossa emenda, que visa destinar mensalmente 5% do Orçamento da União à erradicação da fome e da miséria absolutas deste País. Como eu já disse, a fome é o pior mal do mundo, e a vida humana é o que há de mais importante sobre a face da Terra.  

Espero que, além de mais investimentos na área social, o Presidente também faça as pazes com os juros baixos, porque ninguém mais suporta conviver com os juros escorchantes e criminosos que estão sendo praticados no nosso País.  

Espero que o Presidente faça as pazes com os Estados e os Municípios brasileiros, devolvendo a eles tudo aquilo que lhes foi tirado. Que o Presidente faça as pazes com os agricultores brasileiros, criando uma política agrícola séria, confiável e transparente e dando tranqüilidade aos homens do campo, aos que produzem os grãos, a carne e o leite que virão para a mesa dos brasileiros!  

Espero que o Presidente faça as pazes com as estradas brasileiras, recuperando as nossas estradas que têm vitimado tantos e tantos brasileiros. Quantas pessoas têm morrido nas estradas federais do nosso País! Quantos jovens, idosos e senhoras ficaram paraplégicos ou tetraplégicos e estão internados no Hospital Sarah Kubitschek, em função do caótico estado das estradas brasileiras!  

Espero, portanto, Sr. Presidente do Senado, Srªs e Srs. Senadores, que o Presidente da República faça realmente as pazes com a Nação brasileira, gerando mais empregos, cuidando mais da área social e fazendo com que tenhamos uma política de juros que possa incentivar a geração de empregos.  

Enfim, queremos que o Presidente faça as pazes com todos os segmentos do Brasil, porque o Brasil está precisando de paz para se desenvolver e para gerar empregos. O Brasil precisa de paz para se colocar diante das nações desenvolvidas do mundo e para um dia dizer que acabou com a fome, com a miséria, com a chacina de crianças, com a prostituição de crianças de nove ou dez anos de idade, que o fazem até mesmo para alimentar seu próprio corpo com sanduíches.  

Esperamos ter um Brasil pacífico, em que todos possamos nos orgulhar e dizer que somos brasileiros!  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

\ .


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/1999 - Página 6945