Discurso no Senado Federal

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTANCIA DA REABERTURA DA CPI DOS CORRUPTORES.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.:
  • REFLEXÕES SOBRE A IMPORTANCIA DA REABERTURA DA CPI DOS CORRUPTORES.
Aparteantes
Eduardo Suplicy, Heloísa Helena, José Eduardo Dutra, José Fogaça, Roberto Saturnino.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/1999 - Página 6849
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, COMISSÃO, SENADO, INVESTIGAÇÃO, JUDICIARIO, BANCOS, DEBATE, VIABILIDADE, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), AGENTE, CORRUPÇÃO.
  • ANALISE, HISTORIA, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), IMPEACHMENT, ORÇAMENTO, PROVOCAÇÃO, NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, AGENTE, CORRUPÇÃO.
  • REGISTRO, OBSTACULO, GOVERNO FEDERAL, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), AGENTE, CORRUPÇÃO.
  • NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, IRREGULARIDADE, DINHEIRO, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL, INICIO, PROCESSO, CORRUPÇÃO.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, o Congresso Nacional está vivendo uma fase muito importante e, parece-me, muito significativa.  

Na Câmara dos Deputados, tivemos a instalação de duas Comissões: uma trata da reforma tributária e a outra, do Poder Judiciário. Nesta Casa, tivemos duas Comissões: uma que trata do Poder Judiciário e a outra, aprovada ontem, do Sistema Financeiro Nacional.  

Por determinação do meu Líder, venho a esta tribuna reabrir o diálogo em torno da chamada CPI dos Corruptores. Não quero, Sr. Presidente, embrulhar o meio de campo. Digo isto porque ontem foi um dia muito importante nesta Casa, quando a imprensa nos deixava a todos muito mal, dizendo mesmo que, no último final de semana, o Líder do meu Partido entraria com o pedido de uma CPI, mandando dizer ao Presidente que era de "mentirinha", que, na verdade, entraria com o pedido mas que não era para valer, era apenas para se contrapor à anteriormente apresentada pelo Presidente desta Casa em relação ao Poder Judiciário.  

Ficou provado ontem, aqui, que isso não era o certo.  

São duas Comissões da maior seriedade, do maior significado. Podemos divergir ou não, mas não podemos deixar de reconhecer a importância, o conteúdo e a responsabilidade desta Casa. Por isso estou hoje aqui. Meu Líder determinou que reapresentaríamos também essa Comissão, embora eu tenha atenção para o significado da hora que estamos vivendo.  

û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/1999 - Página 6849