Discurso no Senado Federal

APELO PARA A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO 79, DE 1999, DE SUA AUTORIA, QUE MODIFICA A REDAÇÃO DO ARTIGO 21 DA LEI 9.711, DE 20 DE NOVEMBRO DE 1998, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • APELO PARA A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO 79, DE 1999, DE SUA AUTORIA, QUE MODIFICA A REDAÇÃO DO ARTIGO 21 DA LEI 9.711, DE 20 DE NOVEMBRO DE 1998, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/1999 - Página 7535
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, GESTÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL (MPAS), EMPENHO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, SOLDADO, BORRACHA, REGISTRO, OFICIO, AUTORIA, SINDICATO, TRABALHADOR RURAL, MUNICIPIO, MANOEL URBANO (AC), ESTADO DO ACRE (AC).
  • JUSTIFICAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, CORREÇÃO, EXIGENCIA, RECEBIMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, SOLDADO, BORRACHA.

SR. NABOR JÚNIOR (PMDB-AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um dos mais graves problemas enfrentados hoje pelo povo acreano está nas novas exigências para habilitação ao benefício constitucional devido aos ex-soldados da borracha, dos quais, hoje, restam umas poucas dezenas de homens e mulheres, todos com idade avançada, doentes e alquebrados pelas dificuldades que enfrentaram na abertura das novas frentes de extração de látex nas matas nativas da Amazônia, durante a II Guerra Mundial. Brasileiros que esgotaram sua saúde e seu vigor, enfrentando as hostilidades de um meio ambiente totalmente diverso de sua caatinga de origem.  

Estou recebendo ofício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manuel Urbano cobrando uma ação dos representantes acreanos e do Governo Federal para corrigir essa injustiça - assunto que já levei ao Governo, na pessoa do Ministro da Previdência Social, nosso colega Senador Waldeck Ornellas.  

O tempo reduzido que o Regimento Interno me confere hoje não permite a leitura integral do meu pronunciamento, cuja publicação solicito à Presidência.  

Mas faço questão de endereçar um apelo particular ao Presidente desta Casa, Senador Antonio Carlos Magalhães, para que se invista de mais uma batalha, em defesa da justiça e do reconhecimento aos brasileiros que mereceram essa gratidão. Rogo a S. Exª que encareça o seu conterrâneo e nosso colega, Ministro Waldeck Ornellas, um particular empenho no sentido de que a solução para o problema dos Soldados da Borracha seja adotada com urgência e nos termos apropriados, propiciando àqueles bravos compatriotas, ainda em vida, a certeza de que a Nação não desprezou seus sacrifícios.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/1999 - Página 7535