Discurso no Senado Federal

VOTOS DE PLENO EXITO AO NOVO DIRETOR-GERAL DO DNER SR. GENESIO BERNARDINO.

Autor
Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • VOTOS DE PLENO EXITO AO NOVO DIRETOR-GERAL DO DNER SR. GENESIO BERNARDINO.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/1999 - Página 8138
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), INDICAÇÃO, GENESIO BERNARDINO, EXERCICIO, FUNÇÃO, DIRETOR GERAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER).
  • CONGRATULAÇÕES, GENESIO BERNARDINO, DEPUTADO FEDERAL, VOTO, EFICACIA, GESTÃO, DIRETOR GERAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER).
  • DEFESA, NECESSIDADE, SUSPENSÃO, EDITAL, DUPLICIDADE, LICITAÇÃO, OBRA PUBLICA, OBJETO, CONVENIO, DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM (DER), ESTADO DE RONDONIA (RO), DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER).

O SR. ERNANDES AMORIM (PPB-RO. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, vimos comunicar ao Plenário praticamente o que o nobre Senador Tião Viana já se referiu em relação ao DNER, talvez de uma maneira não tão contundente quanto a que ele fez.  

Mas também venho a esta tribuna para fazer o registro da minha visita, hoje, pela manhã, ao novo Diretor-Geral do DNER, e da minha grata satisfação de encontrar no cargo um político sério, com a sensibilidade requerida a um homem público para o exercício do tão espinhoso cargo. O Deputado Genésio Bernardino tem o perfil de um administrador público com visão social e grandiosidade de missão em bem servir a Pátria.  

Cumprimento o Senhor Presidente da República e o Sr. Ministro dos Transportes pela feliz indicação. Estou certo de que na gestão do Deputado Genésio Bernardino não acontecerá o que aconteceu na gestão anterior: o desrespeito às emendas de Bancadas, pois obras são licitadas sem que a bancada e até o governador sejam comunicados.  

Levei ao conhecimento do Deputado Genésio Bernardino que, através de Edital de Licitação nº 050/99-01, o primeiro distrito de Manaus estava licitando uma obra em andamento que já é objetivo de um convênio entre o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Rondônia e o próprio DNER, convênio este com a validade até 2001, sendo assim incompreensível que uma obra já em execução, objeto de convênio e recursos de bancada, esteja sendo licitada sem que a bancada e o Governo do Estado tomem conhecimento. Fato inusitado que nos leva a indagar com que objetivo foi feita essa licitação, quem está por detrás disso e a que grupo econômico servia essa diretoria anterior.  

Hoje, sim, temos à frente do órgão um político sério, que respeita os parlamentares e tem a dimensão da seriedade do nosso trabalho, falando a nossa linguagem e não a dos burocratas insensíveis que tantos males têm causado a nossa Nação.  

Finalmente, resta-me, em nome do meu Estado, desejar ao novo Diretor-Geral do DNER uma gestão plena de êxitos e que com a sua experiência e capacidade consiga resolver os problemas do setor.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não posso permitir que há três anos estejamos encaminhando emendas com as migalhas que, a cada ano, o parlamentar tem direito de mandar a seu Estado. Por este caminho, já fizemos duas vezes o encaminhamento de recursos para a BR-421, que liga Ariquemes, cidade de Rondônia, a Guajará-Mirim. Não é possível que uma equipe montada no Estado do Amazonas acople um direito pertencente ao povo e aos parlamentares de Rondônia, desrespeitando a soberania e o Governo do Estado. É um grupo ou um grupelho, comandado não sei por quem - e não me interessa saber -, que tenta ocupar um espaço garantido, as emendas de nosso Estado. Não sei quem está obtendo vantagens com essa solicitação, mas os parlamentares de Rondônia exigem respeito às emendas do Estado.  

Tenho certeza de que, quando chegar do exterior, o Ministro dos Transportes - pessoa por quem tenho amizade e respeito, inclusive quando ele era prefeito liderou comigo um movimento municipalista - suspenderá o edital viciado e ilegal que se está montando, baseado em uma licitação que já tem recursos direcionados para conclusão de obra em nosso Estado. Por isso, não admito essa falta de respeito.  

Estou aqui para parabenizar o Deputado que assumiu, hoje, a direção do DNER, pois fomos recebidos com o respeito que um parlamentar merece, o que não está acontecendo na maioria das repartições públicas. Espero que se encontre uma saída que corresponda aos interesses do Acre - reclamados pelo Senador Tião Viana - e de Rondônia. O Senador Moreira Mendes esteve ontem no Ministério, juntamente com o Governador de meu Estado, os Deputados Federais e o Presidente da Assembléia Legislativa, exigindo, por parte do Ministério dos Transportes, respeito a Rondônia. Não somos escada para ninguém obter vantagens. Sei que o responsável por isso não é o Estado do Amazonas, mas uma cúpula minoritária, com interesses escusos, que quer passar a perna em políticos de outros Unidades da Federação. Por isso, venho à tribuna exigir respeito aos políticos de Rondônia.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

ہ


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/1999 - Página 8138