Discurso no Senado Federal

ENCONTRO REALIZADO ONTEM NA CIDADE DE RONDONOPOLIS-MT, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES DA AREA GOVERNAMENTAL E POLITICOS, PARA DISCUTIREM ASPECTOS REFERENTES A FERRONORTE.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • ENCONTRO REALIZADO ONTEM NA CIDADE DE RONDONOPOLIS-MT, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES DA AREA GOVERNAMENTAL E POLITICOS, PARA DISCUTIREM ASPECTOS REFERENTES A FERRONORTE.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/1999 - Página 11225
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PREPARAÇÃO, CHEGADA, FERROVIA, ORIGEM, REGIÃO NORTE, ANUNCIO, CONSTRUÇÃO, TERMINAL, CARGO, COMENTARIO, PRESENÇA, AUTORIDADE, EMPRESARIO.
  • ELOGIO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, INCENTIVO FISCAL, POSSIBILIDADE, PROJETO, FERROVIA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), EXPECTATIVA, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DE HOJE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ASSUNTO, PROXIMIDADE, INAUGURAÇÃO, FERROVIA.

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB-MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, realizou-se ontem, na cidade de Rondonópolis, sob o patrocínio da prefeitura municipal, um grande encontro sobre a Ferronorte, para a preparação da chegada da Ferronorte em Mato Grosso.  

Essa ferrovia, que é a mais importante do Brasil, deverá chegar ao Município de Alto Taquari em julho deste ano e, no ano 2001, à cidade de Rondonópolis, onde terá o seu maior e principal terminal - será o maior terminal de cargas do Brasil o que se pretende instalar ali em Rondonópolis numa área de cerca de dois mil hectares.  

Estiveram presentes neste encontro o Ministro Eliseu Padilha, o Presidente da Ferronorte, Antonio Maciel, o empresário Olacyr de Moraes, idealizador desta ferrovia, representantes políticos do Estado - mais de quarenta prefeitos, deputados estaduais, senadores por Mato Grosso -, representantes classistas, federações da indústria, do comércio e de associações comerciais. O empresariado rural e urbano todo compareceu a este importante encontro que lotou o Caiçara Clube, palco desse memorável encontro.  

Quero aqui também, Sr. Presidente, destacar que essa ferrovia só vai chegar em Mato Grosso, em Rondonópolis, e futuramente na capital, Cuiabá, graças à modificação promovida pelo governo federal na legislação sobre incentivos fiscais - luta que travamos durante oito meses com o apoio do Presidente Fernando Henrique Cardoso, com o apoio decidido do Ministro Ouvídio de Angeles e também do Ministro Pedro Parente Malan. A legislação referente aos incentivos fiscais não atendia a megaprojetos, a grandes projetos, cerceava investimentos de incentivos fiscais nesses projetos. Com a modificação feita pela Medida Provisória nº 1.740, os grandes projetos foram viabilizados - não só de ferrovias, mas de hidrovias, de saneamento básico, de gás, de energia.  

As nossas Regiões Norte e Centro-Oeste têm mais de 2/3 dos recursos hídricos ainda inexplorados para a geração de energia. O Brasil não explorou ainda nem 1/3 do seu potencial e mais de 2/3 estão na nossa região. Os incentivos fiscais poderão ser utilizados também para explorar a energia elétrica.  

Neste encontro foi debatido também, Sr. Presidente, o engajamento do empresariado do Estado e do Brasil no projeto da Ferronorte, algo que vai dar origem a vários investimentos em diversas áreas. A Ferronorte já começou a chamar o empresariado para estabelecer parcerias, para que participe. Por exemplo, Rondonópolis será o principal pólo têxtil do país - está caminhando para isso - e o empresariado que vai atuar neste pólo também vai junto à Ferronorte. O mesmo ocorrerá com relação a outros empresários que atuam nas áreas agroindustrial e agrícola.  

Sr. Presidente, o Jornal de Hoje , um novo diário de Mato Grosso - e quero parabenizar a sociedade de Rondonópolis pelo lançamento desse importante diário -, traz um caderno magnífico sobre a Ferronorte, com todos os detalhes sobre essa grande ferrovia. Ao mesmo tempo em que parabenizo a direção do jornal pelo lançamento desse importante diário, quero solicitar a transcrição nos Anais do Senado do caderno referente à Ferronorte.  

Afirmei no meu discurso que o Centro-Oeste brasileiro só foi efetivamente impulsionado por Getúlio Vargas, por meio da Fundação Brasil Central, da Marcha para o Oeste e, posteriormente, por Juscelino Kubitschek, com a construção de Brasília, pois ele não visava apenas mudar a Capital Federal para o Planalto Central, mas interiorizar o desenvolvimento do Brasil. Recentemente, com a mudança na legislação, que gerará recursos por meio dos incentivos fiscais, o Presidente Fernando Henrique Cardoso - e eu disse isso a Sua Excelência - fará mais pela nossa Região do que Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek juntos.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/1999 - Página 11225