Discurso no Senado Federal

CONGRATULAÇÕES AO GOVERNADOR JOAQUIM RORIZ PELA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PRO-FAMILIA, DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR A FAMILIAS CARENTES NO DISTRITO FEDERAL.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).:
  • CONGRATULAÇÕES AO GOVERNADOR JOAQUIM RORIZ PELA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PRO-FAMILIA, DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR A FAMILIAS CARENTES NO DISTRITO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/1999 - Página 11294
Assunto
Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Indexação
  • ELOGIO, JOAQUIM RORIZ, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), PROGRAMA, SUPLEMENTAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, FAMILIA, POPULAÇÃO CARENTE, VANTAGENS, DISTRIBUIÇÃO, ALIMENTOS, INCENTIVO, INDUSTRIA DE ALIMENTAÇÃO.
  • REGISTRO, SEMELHANÇA, PROGRAMA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo, muito brevemente, a tribuna, para prestar justa homenagem ao Exmo. Governador do Distrito Federal.  

O Governador Joaquim Roriz acaba de implantar, aqui, no Distrito Federal, um relevante programa voltado à suplementação alimentar de famílias carentes. O Pró-Família — que é como se chama esse programa —, prevê a distribuição gratuita de pão, leite e cestas básicas à população pobre. Estima-se em 70 mil o número de famílias carentes a serem beneficiadas.  

A cada dia, por exemplo, serão fornecidos dois pães para cada criança com idade entre seis meses e sete anos. Os pães distribuídos não serão comuns, pois serão feitos com massa supervitaminada, o que aumentará os carboidratos na dieta das crianças.  

Minha satisfação ao fazer o elogio de um programa de tal envergadura é redobrada pelo fato de que nós, em Goiás, no governo passado, sob o comando do Governador Maguito Vilela, administramos um programa semelhante, que imensos benefícios trouxe à população carente do meu Estado. Isso demonstra que, no PMDB — Partido ao qual tenho a honra de pertencer —, as boas idéias circulam, sendo reaproveitadas sempre quando se provam eficazes, principalmente quando favorecem a população de baixa renda, para quem, aliás, deve estar voltada prioritariamente a ação do Estado.  

Um dos grandes méritos de programas dessa natureza é, como se diz, matar dois coelhos com uma só cajadada . Porque, a par de levar o alimento para a população carente, aumentando o nível de bem-estar geral da sociedade, o programa também aquece a demanda por produtos vendidos pelo comércio de pequeno porte.  

Ilustro o que digo com os pães que serão distribuídos no Distrito Federal. Segundo dados de que disponho, 200 panificadoras fornecerão ao Governo do Distrito Federal, para distribuição, 140 mil pães por dia, o que corresponde a 50 milhões de pães por ano. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Alimentação, isso representará um incremento médio de 7% nas vendas das padarias cadastradas para fornecer o alimento. Em algumas delas, esse aumento será de 30%. Ainda de acordo com o sindicato, o programa evitará que muitas padarias fechem as portas, como aconteceu nos últimos três anos, em que 20% desses estabelecimentos deixaram de funcionar.  

Dessa maneira, ajuda-se o pequeno comércio e mantém-se o emprego de muitas pessoas, nesses tempos difíceis de retração da atividade econômica e de desemprego.  

Portanto, reitero minha admiração pelo Governador Joaquim Roriz e dou-lhe os parabéns por essa importante iniciativa. Tenho absoluta certeza de que o governador repetirá o brilhantismo demonstrado nas duas vezes anteriores em que esteve à frente do Governo do Distrito Federal, nas quais se notabilizou pelo espírito empreendedor e pela preocupação com as camadas mais pobres da sociedade.  

Era o que eu tinha a dizer.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/1999 - Página 11294