Discurso no Senado Federal

LOUVOR AO JORNAL FOLHA DIRIGIDA QUE PROMOVEU EM CONJUNTO COM A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, SEMINARIO SOBRE A LINGUA PORTUGUESA.

Autor
Roberto Saturnino (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • LOUVOR AO JORNAL FOLHA DIRIGIDA QUE PROMOVEU EM CONJUNTO COM A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, SEMINARIO SOBRE A LINGUA PORTUGUESA.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/1999 - Página 11999
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ELOGIO, JORNAL, FOLHA DIRIGIDA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PUBLICAÇÃO, INFORMAÇÃO, CONCURSO, PAIS, ATUAÇÃO, DEFESA, MELHORIA, EDUCAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, PROMOÇÃO, SEMINARIO, LINGUA PORTUGUESA, COLABORAÇÃO, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL).

O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PSB-RJ. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero, hoje, fazer um registro, ao mesmo tempo em que expresso a minha manifestação de regozijo e de louvor em relação a um jornal sediado no Rio de Janeiro, mas de circulação nacional, que é a Folha Dirigida. Esse jornal cresceu e ganhou enorme credibilidade por prestar um serviço essencial à população brasileira, informando detalhadamente e muito bem a respeito dos concursos de várias natureza abertos em todo o País.  

Esse jornal, há muito tempo, vem tendo como comportamento absolutamente constante a defesa da melhoria dos serviços de educação no País. O jornal erigiu efetivamente a educação em prioridade número um das suas publicações. Assim é que não há número da Folha Dirigida que não traga algo em torno do debate sobre educação, de propostas de melhoria da educação, enfim, de discussão deste tema que deveria, assim como é da Folha Dirigida , ser prioridade em todos os foros da Nação brasileira.  

Faço ainda um registro muito especial e manifesto aqui o meu louvor de forma específica em relação a uma iniciativa tomada pela Folha Dirigida, no mês passado, de promover um seminário, em colaboração juntamente com a Academia Brasileira de Letras, sobre a Língua Portuguesa, os seus desafios e soluções. A sua duração foi de dois dias, inteiros, e contou com a participação de pessoas da mais alta colocação em termos de conhecimentos da Língua Portuguesa. Ele foi coordenado e intermediado pelos Acadêmicos Arnaldo Niskier e Tarcísio Padilha, e contou com a participação direta de Professores do porte de Antônio Chediak, Antonio Olinto, Zuenir Ventura, Eduardo Portella, Silene Cunha, Domício Proença, Evanildo Bechara, e cerca de mais de 450 participantes, a maioria professores da Língua Portuguesa, que garantiram, em quase dez horas, discussões as mais instigantes e promissoras a respeito da nossa Língua.  

Srªs e Srs. Senadores, este procedimento não é usual, é incomum, e altamente louvável sob todos os pontos de vista, seja sob o prisma da questão educacional que - como disse - é uma prioridade da Folha Dirigida - e deveria ser uma prioridade de nossa parte - como também pela dedicação, pelo enfoque que se dá dentro do prisma mais amplo da educação, com respeito à Língua Portuguesa, a língua que falamos e escrevemos  

Creio que todo o conteúdo do seminário foi publicado em um caderno, que foi editado, e, juntamente com o número 707, encartado no número 707 no debate, com o que se conseguiu uma divulgação em todo o País do mesmo porte da sua enorme tiragem, da sua enorme vendagem.  

Sr. Presidente, acredito que esta matéria merece uma consideração especial por parte do Senado e um voto de louvor de S. Exªs. Por isso não poderia deixar passar em branco esse evento tão importante, sem que eu fizesse, aqui, o seu registro.  

Era o que eu tinha a dizer, Srª Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/1999 - Página 11999