Discurso no Senado Federal

SOLIDARIEDADE DO PPB AO PRESIDENTE DA REPUBLICA, NO CASO DA PRIVATIZAÇÃO DA TELEBRAS. (COMO LIDER)

Autor
Luiz Otavio (PPB - Partido Progressista Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • SOLIDARIEDADE DO PPB AO PRESIDENTE DA REPUBLICA, NO CASO DA PRIVATIZAÇÃO DA TELEBRAS. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/1999 - Página 12894
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, INICIO, TRABALHO, FERNANDO BEZERRA, SENADOR, LIDER, GOVERNO, SENADO, ANALISE, CARACTERISTICA, ATUAÇÃO, BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, REFERENCIA, INVESTIGAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, AUSENCIA, FUNDAMENTAÇÃO, ACUSAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JOSE SERRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MARIO COVAS, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SERGIO MOTTA, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), POSSE, CONTA BANCARIA, ILHA CAYMAN.
  • APRESENTAÇÃO, APOIO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUSENCIA, FUNDAMENTAÇÃO, ACUSAÇÃO, MANIPULAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS), REFERENCIA, ESCUTA TELEFONICA.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PPB-PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gravam-se nos Anais da Casa a magnífica estréia do nosso Líder do Governo, Senador Fernando Bezerra, que, com muita serenidade, abordou todos os aspectos levantados pelo Bloco de Oposição. Pelo menos a grande maioria desta Casa, com certeza, fica convencida com os argumentos do Senador Fernando Bezerra.  

Porém - apenas para reforçar os argumentos do Líder do Governo -, quero dizer que eu não vi nenhum homem mais investigado do que o Presidente Fernando Henrique, até pelo fato de ser candidato à reeleição. O Presidente foi investigado durante os primeiros quatro anos de Governo e deu oportunidade à Oposição de, durante o pleito eleitoral, não só apresentar fantasias e idéias, mas também de demonstrar, nos programas de televisão, nos palanques eleitorais, que as denúncias e fraudes eram infundadas, como foi comprovado nas urnas.  

Sr. Presidente do Congresso Nacional, Senador Antonio Carlos Magalhães, daí a minha surpresa. Parece que estamos entrando no terceiro turno da eleição. Isso não vai nos levar a lugar algum.  

Recentemente, assistimos ao episódio do afastamento do Delegado Diretor da Polícia Federal, que disse - assim como alguns desta Casa em determinada ocasião - que havia fitas gravadas que implicavam o Presidente. Mas até agora, nada.  

Estão instaladas, nesta Casa, duas CPIs que dão oportunidade a todas as pessoas de apresentarem denúncias pelo correio, pessoalmente, ao vivo pela TV Senado. Até agora nada contra o Presidente Fernando Henrique. Em nada do que tem sido apurado, em nenhum dos escândalos que surgiram, nunca esteve envolvida a figura do Presidente Fernando Henrique.  

Continuaremos seguindo a Liderança do Senador Antonio Carlos Magalhães. Até o fim das CPIs, certamente, serão identificadas as pessoas que realmente têm culpa, aquelas cujo único argumento são decisões judiciais. Esses, sim, os culpados pagarão pela corrupção que praticaram e pelas coisas ruins que fizeram ao povo brasileiro.  

O Presidente Fernando Henrique foi denunciado por um grupo, por um bando, de ter contas nas Ilhas Cayman. Não somente S. Ex.ª, mas também o ex-Ministro Sérgio Motta, o Ministro José Serra e o Governador Mário Covas, todos entraram na justiça para cobrar a reparação dos danos causados à sua honra no próprio Judiciário.  

Na CPI, a Oposição tenta recuperar o tempo perdido e traz novamente à baila o nome do ex-Ministro Mendonça de Barros e outros que estão envolvidos nessa fita gravada, no que se refere à privatização das empresas de telecomunicações. Mas, em nenhum momento, a figura de Fernando Henrique é mencionada. O maior exemplo que temos nesta Casa já ouvimos do próprio Presidente do Congresso Nacional, quando disse e prova a forma espartana que vive o Presidente Fernando Henrique. O Senador Antonio Carlos Magalhães, na sua convivência pessoal com Sua Excelência, já demonstrou a todos nós a forma como vive este grande homem, que é o nosso Presidente.  

Deixo neste momento, Srªs e Srs. Senadores, apenas para complementar tudo aquilo que foi dito pelo Líder do Governo, Senador Fernando Bezerra, a posição de apoio do nosso Partido ao Presidente Fernando Henrique.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/1999 - Página 12894