Discurso no Senado Federal

OMISSÃO NOS OFICIOS ENCAMINHADOS AO STF, PELAS CPI DO JUDICIARIO E DO SISTEMA FINANCEIRO, DAS RAZÕES QUE FUNDAMENTARAM A SOLICITAÇÃO DA QUEBRA DO SIGILO BANCARIO, TELEFONICO E FISCAL DE PESSOAS FISICAS E JURIDICAS POR ELAS ARROLADAS. APELO AO PRESIDENTE DA REPUBLICA PARA A CONVOCAÇÃO DO CONSELHO DA REPUBLICA, COM O FIM DE DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE AS REFERIDAS CPI E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
  • OMISSÃO NOS OFICIOS ENCAMINHADOS AO STF, PELAS CPI DO JUDICIARIO E DO SISTEMA FINANCEIRO, DAS RAZÕES QUE FUNDAMENTARAM A SOLICITAÇÃO DA QUEBRA DO SIGILO BANCARIO, TELEFONICO E FISCAL DE PESSOAS FISICAS E JURIDICAS POR ELAS ARROLADAS. APELO AO PRESIDENTE DA REPUBLICA PARA A CONVOCAÇÃO DO CONSELHO DA REPUBLICA, COM O FIM DE DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE AS REFERIDAS CPI E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
Aparteantes
Bello Parga, Bernardo Cabral, Emília Fernandes, Lúcio Alcântara, Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/1999 - Página 17274
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
Indexação
  • EXPECTATIVA, ENTENDIMENTO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), FUNCIONAMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), JULGAMENTO, LIMINAR.
  • REGISTRO, OMISSÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS, JUDICIARIO, INFORMAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MOTIVO, SOLICITAÇÃO, QUEBRA, SIGILO BANCARIO.
  • ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS, SUGESTÃO, ENCAMINHAMENTO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), INFORMAÇÃO, MOTIVO, QUEBRA DE SIGILO, OBJETIVO, ALTERAÇÃO, LIMINAR.
  • QUESTIONAMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS, ASSESSORIA JURIDICA, SENADO, AGRAVO, LIMINAR, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).
  • OPINIÃO, ORADOR, POSSIBILIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), DECRETAÇÃO, INDISPONIBILIDADE, BENS, PROCESSO, INVESTIGAÇÃO.
  • SUGESTÃO, CONVOCAÇÃO, CONSELHO DA REPUBLICA, DEBATE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROBLEMAS BRASILEIROS.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB – RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, creio que até o fim do mês - e faltam apenas alguns dias - teremos o entendimento do Supremo Tribunal Federal com relação ao funcionamento das Comissões Parlamentares de Inquérito. Penso que essa é uma situação muito importante, que essa é uma expectativa muito significativa; contudo, confio que haveremos de ter um bom entendimento na decisão do Supremo Tribunal Federal.  

Confesso, meu amigo, Senador Bernardo Cabral, que passei esse último fim de semana aqui em Brasília estudando a matéria e cheguei a algumas conclusões, Sr. Presidente.  

A primeira é no sentido de que as medidas liminares concedidas pelo Supremo Tribunal Federal, provavelmente, tenham um fundamento que eu não havia notado: parece que a Comissão Parlamentar de Inquérito que estuda o Sistema Financeiro, na hora de pedir a abertura do sigilo das pessoas, esqueceu-se de explicitar aos Ministros do Supremo as causas determinantes daquela suspeição.  

Por esta razão, diz o Ministro do Supremo Tribunal Federal, que concedeu a liminar: seja um juiz, seja um tribunal, seja uma CPI, para abrir-se um sigilo, há que se explicitar os motivos. A decisão do Ministro do STF que concedeu a liminar não é só porque foi a CPI. Fora um tribunal, fora um juiz ou fora a CPI, se não estão sendo dadas as causas, as razões que levam a CPI a pedir a quebra do sigilo, a liminar é concedida.  

Eu estava tão acostumado a que, nas Comissões Parlamentares de Inquérito - até a presididaµû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/1999 - Página 17274