Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO ENTRE OS PROXIMOS DIAS 3 E 11 DE JUNHO, DA EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA DE RONDONOPOLIS - MT. IMPORTANCIA DO INCENTIVO A LAVOURA ALGODOEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • REALIZAÇÃO ENTRE OS PROXIMOS DIAS 3 E 11 DE JUNHO, DA EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA DE RONDONOPOLIS - MT. IMPORTANCIA DO INCENTIVO A LAVOURA ALGODOEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/1999 - Página 17471
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • ANUNCIO, EXPOSIÇÃO AGROPECUARIA, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), REALIZAÇÃO, DEBATE, PRODUTOR, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), REFERENCIA, PESQUISA, SOJA, ALGODÃO, PECUARIA.
  • REGISTRO, CRESCIMENTO, CULTIVO, PRODUTIVIDADE, ALGODÃO, INDUSTRIA TEXTIL, ANUNCIO, LANÇAMENTO, PROGRAMA, GOVERNO ESTADUAL, INCENTIVO, SETOR.

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, do dia 3 ao dia 11 de julho próximo, teremos a Exposul, uma exposição agropecuária de Rondonópolis, ao Sul do Mato Grosso. É uma das maiores e melhores exposições do Brasil. Ali estarão presentes os melhores produtores de Mato Grosso e do Brasil.  

Nessa exposição, além da mostra de produtos, há um grande debate, com palestras, sobre diversos temas da agropecuária atual. Nessa região, a Embrapa, juntamente com a Fundação Mato Grosso - que é uma fundação privada, que trabalha em parceria com a Embrapa -, faz um trabalho muito grande no que diz respeito às pesquisas de soja e algodão.  

Com a soja, é realizada a maior pesquisa do mundo. Cerca de 150 mil variedades são pesquisadas anualmente pela Fundação Mato Grosso, que é constituída por empresários da Região Sul, custeada e mantida por produtores da região Sul de Mato Grosso. Além disso, faz-se também uma grande pesquisa com o algodão. Hoje, é o maior centro de pesquisa algodoeiro da América Latina. Temos também, na região, a maior produção do Brasil; e já está se transformando no maior pólo têxtil do País.  

Com a produção primária, já exportamos malhas e jeans diretamente para os Estados Unidos. Já há empresas e indústrias funcionando.  

Portanto, essa exposição tem um papel importante, fundamental, diferente de outras que tenho visto por aí. Algumas parecem mais um bazar do que uma exposição agropecuária.  

Essa é uma exposição muito bem organizada pelo sindicato rural de Rondonópolis e gera um enorme benefício para toda a Região Sul e para todo o Mato Grosso. Para lá, vão empresários de Rondônia, do Pará, de Mato Grosso do Sul, de Goiás, de todo o Brasil, porque sabem que é um evento eficiente, bem trabalhado, com efeitos produtivos para a região, para Mato Grosso e para o Brasil.  

Sr. Presidente, há também na região a melhor pecuária de Mato Grosso e uma das melhores do Brasil. Pecuária que se modernizou rapidamente, principalmente nesses últimos dez anos. Hoje, é de alta produtividade. Ali, encontra-se, talvez, a maior produtividade agropecuária do Estado do Mato Grosso e uma das maiores do Brasil.  

Por isso, Sr. Presidente, ocupo a tribuna para destacar esse evento. Parabenizo os organizadores, o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Rondonópolis.  

Lá também será lançado um programa de incentivo ao algodão, programa que já vem tarde. O Governo do Estado está atrasado, vindo a reboque da iniciativa privada.  

Cobrei nesta Casa, há vários anos, logo que cheguei ao Senado, um programa especial de apoio à lavoura algodoeira no Estado de Mato Grosso. Hoje já temos no Estado uma produção grande. Com esse incentivo, ela vai aumentar ainda mais, e não teremos concorrente para o algodão nem dentro nem fora do Brasil. O nosso algodão é de alta qualidade, é de primeira. Além disso, temos a maior produtividade de algodão do mundo. Nem os Estados Unidos conseguem uma produtividade igual a que temos em Mato Grosso.  

Com esses dois ingredientes e mais o programa de incentivo que se faz necessário, o Estado se transformará no maior pólo têxtil do mundo; e já começou a se preparar para isso.  

A Exposul é mais um avanço nesse sentido; a Exposul e a Ferronorte, que também está chegando em Rondonópolis. Ali haverá o maior terminal da Ferronorte, dessa grande ferrovia moderna de bitola larga. Isso vai propiciar, Sr. Presidente, uma grande geração de empregos e de desenvolvimento nessa região. Atualmente, existe o dobro do índice de desemprego do Brasil; exatamente o dobro.  

A nossa situação, em matéria de emprego, é catastrófica. A região precisa mudar urgentemente e está mudando. É um novo Brasil que surge, e esse evento vai servir para demarcar, mais uma vez, essa vontade do interior brasileiro de se desenvolver, de progredir e de atender até ao apelo do Governo Federal, no sentido de viabilizar as exportações por intermédio da produção primária; e o interior do Mato Grosso pode colaborar com uma grande produção primária para ajudar o nosso Estado e o Brasil.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/1999 - Página 17471