Discurso no Senado Federal

ANALISE SOBRE O FUNDO PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA PROPOSTA PELO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • ANALISE SOBRE O FUNDO PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA PROPOSTA PELO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.
Aparteantes
Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/1999 - Página 31271
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, TRABALHO, COMISSÃO MISTA ESPECIAL, ERRADICAÇÃO, POBREZA.
  • DEFESA, UNANIMIDADE, PARTIDO POLITICO, BUSCA, SOLUÇÃO, MISERIA, PRORROGAÇÃO, PRAZO, COMISSÃO MISTA ESPECIAL.
  • CRITICA, RELATORIO, CONCLUSÃO, COMISSÃO MISTA ESPECIAL, ERRADICAÇÃO, POBREZA, INSUFICIENCIA, PROPOSTA, CRIAÇÃO, FUNDO ESPECIAL, REGULAMENTAÇÃO, EXECUTIVO.
  • DEFESA, CONGRESSO NACIONAL, GESTÃO, FUNDO ESPECIAL, COMBATE, POBREZA.
  • SUGESTÃO, CRIAÇÃO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, ATENDIMENTO, POVO, CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FAVORECIMENTO, BANCOS.
  • ANALISE, PERDA, RECURSOS, PROJETO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, BRASIL.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, houve uma época em que nós, nas sextas-feiras, fazíamos aqui no Senado uma reunião informal. Independentemente de inscrição ou de prazo para falar, com apartes que se alongavam muito além do que permite o Regimento, e sem ninguém a complicar na Mesa, na sexta-feira analisávamos a situação do nosso País. Esses debates foram um dos melhores e mais proveitosos momentos de minha vida parlamentar.  

Não há dúvida nenhuma de que é importante ocupar a tribuna para fazer pronunciamentos – pronunciamentos que às vezes são brilhantes, outras vezes são importantes, quer sejam eles denúncias, quer sejam propostas, quer sejam uma tomada de posição de um Senador com relação a fatos sociais. Ainda mais importante, no entanto, é o debate, a discussão, o aprofundamento em torno daquilo que aqui é apresentado sobre o nosso País. Que boas eram aquelas reuniões de sexta-feira! Que pena não termos conseguido reabrir esse tipo de debate.  

Dirijo-me agora aos poucos Senadores que aqui se encontram para dizer que recebi, com grande entusiasmo, a proposta do Senador Antonio Carlos Magalhães de um fundo – sei lá qual o nome –para a erradicação da pobreza. Ele foi muito criticado, pessoas achavam que um homem com o seu passado, do PFL, liberal, etc. e tal, não tinha autoridade para falar sobre a matéria. Discordo. Quando o assunto é importante e tem significado, não importa, absolutamente não importa nem o passado, nem a profundidade das intenções de quem abre o debate. Se S. Exª abriu o debate como candidato a Presidente ou se o abriu pre û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/1999 - Página 31271