Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AOS 51 ANOS DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE IPORA, NO ESTADO DE GOIAS.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AOS 51 ANOS DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE IPORA, NO ESTADO DE GOIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/1999 - Página 31313
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, IPORA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a população de Iporá está vivendo hoje uma daquelas datas festivas em que as pessoas já acordam com um forte sentimento de satisfação comunitária. A sensação de alegria que vai invadir a cidade é um fenômeno instintivo, tal a característica de solidariedade coletiva que é marca constante da vida de Iporá. É claro que todos carregamos dentro de nós uma consciência de cidadania, uma consciência de nossos direitos como participantes de uma coletividade. Mas o instinto é uma coisa ainda mais autêntica, vem de dentro, tem uma força diferente e libera o indivíduo das influências que tolhem a sua livre manifestação. É como se voltássemos a ser crianças, e como se não nos sentíssemos presos às responsabilidades do dia-a-dia. Ficamos mais amigos, menos competitivos, mais comunitários.  

Na data de hoje, quando estará completando 51 anos de vida, a nossa Iporá, no Oeste de Goiás, deveria ser palco desse jeito de ser que vale apenas um dia. Digo que deveria ser se o povo dessa cidade querida não fosse um povo diferente. Estamos em festa, comemoramos o aniversário do município, é uma data especial, mas o nosso sentido de comunidade, a nossa força coletiva, a solidariedade que preside o espírito de Iporá, tudo isso, afinal, é um fenômeno de todos os dias. As famílias que lá chegaram e lá ficaram souberam construir esse espírito de união. E isso não é apenas o componente cultural da história de Iporá. É graças a isso que a cidade cresceu, forjou sua índole de cidade-pólo e projetou-se como um dos municípios mais importantes do Estado de Goiás.  

É graças a essa índole participativa, a esse espírito de construção, que Iporá assumiu a consciência coletiva de que só a educação liberta e dignifica o indivíduo e de que somente com a educação poderá ser construído o desenvolvimento econômico e social de um país ou de uma cidade. E isso explica o fato de sermos hoje um dos municípios mais bem dotados de estrutura educacional no Estado de Goiás e na região Centro-Oeste. Nossa rede pública de ensino abriga uma comunidade que chega a 12.600 alunos matriculados, para uma população que deve estar em torno de 40 mil habitantes.  

Isso corresponde a quase 32 por cento da população, e não tenho dúvida em afirmar que é um índice invejável, se comparado à grande maioria dos municípios brasileiros e do nosso próprio Estado. E o mais importante é que os nossos jovens não precisam deixar a cidade para atingir o ponto mais alto da formação superior. Com os cursos de Geografia, Letras, Matemática, História e Biologia, a Faculdade de Ciências e Letras prepara a juventude da cidade para o futuro, permitindo que essa juventude permaneça fiel às suas raízes familiares e se transforme em agente coletivo do desenvolvimento econômico e social na própria região. Na área de saúde, estamos na vanguarda das melhores estruturas hospitalares do Estado, e em Iporá está concentrado o atendimento médico-sanitário de toda a região Oeste do Estado.  

Aos queridos amigos de Iporá, que estão hoje em festa, quero transmitir a minha convicção de que nossa cidade é um exemplo em todos os setores da vida comunitária e produtiva. Com as suas terras férteis e a grande capacidade de empreender dos proprietários rurais, montamos uma agricultura pujante, apesar das dificuldades criadas pelas políticas federais. Temos uma bacia leiteira que sustenta uma das melhores estruturas industriais do Estado no ramo dos laticínios. É outro setor produtivo que vem sofrendo com as desastradas políticas da área econômica, com o desmando das importações subsidiadas e com a competição desleal dos países do Mercosul. Mas também nesse setor temos revelado a nossa capacidade de superação das dificuldades conjunturais.  

Existem todas as razões para cultivar esse orgulho especial de ser iporaense. É um orgulho cívico de ter nascido em Iporá, de ser da cidade, de nela viver e de fazer dela o sítio privilegiado de todas as aspirações de paz, de progresso, de integração familiar e de realização pessoal. Não tive o privilégio de nascer em Iporá, mas o carinho dos meus amigos fez de mim um iporaense por adoção. Iporá é um daqueles lugares privilegiados do nosso planeta em que não há limites para o sonho. Sonho de realizar, de ajudar, de viver sob a inspiração de Deus e de ser feliz. O aniversário comemorado hoje é um bom motivo para a explosão de nossas alegrias. Mas somos alegres por natureza, porque, nascidos ou não na cidade, somos filhos de Iporá.  

Muito obrigado.  

 

doH ¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/1999 - Página 31313