Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ELEIÇÃO DA SENADORA HELOISA HELENA PARA A LIDERANÇA DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NA PROXIMA SESSÃO LEGISLATIVA. ELOGIOS A PARTICIPAÇÃO DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NOS TRABALHOS LEGISLATIVOS. (COMO LIDER)

Autor
Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • ELEIÇÃO DA SENADORA HELOISA HELENA PARA A LIDERANÇA DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NA PROXIMA SESSÃO LEGISLATIVA. ELOGIOS A PARTICIPAÇÃO DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NOS TRABALHOS LEGISLATIVOS. (COMO LIDER)
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/1999 - Página 35130
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, CONCLUSÃO, MANDATO, ORADOR, LIDER, BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, ELEIÇÃO, HELOISA HELENA, SENADOR, EXERCICIO, LIDERANÇA.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, COLABORADOR, ASSESSOR, LIDERANÇA, VIABILIDADE, EFICACIA, REALIZAÇÃO, TRABALHO, BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, SESSÃO LEGISLATIVA.

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC. Como Líder. Para uma comunicação de liderança. Sem revisão da oradora) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, este é um momento importante porque estamos finalizando os trabalhos legislativos que tivemos durante o ano. Muito embora as disputas aqui instituídas tenham sido feitas com a veemência que exigem, mantivemos o nível dos debates no que se refere a separarmos as posições políticas divergentes que temos das pessoas com as quais nos relacionamos, o que nos dá um amadurecimento político para podermos operar as questões mais importantes de interesse do nosso País.  

Como Líder do Bloco da Oposição, em muitas oportunidades, não tive o prazer de ver prevalecer minhas posições ou as posições do Bloco que estou liderando, mas, sendo alguém de cultura democrática e defendendo radicalmente a democracia, compreendo que, embora lutemos com toda força pelas nossas posições, ao fim, ao cabo, prevalece a vontade da maioria, mesmo que dela discordemos.  

Com esse espírito, Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, quero dizer que meu mandato como Líder do Bloco da Oposição estará encerrando-se a partir do dia 15 de fevereiro. Faz parte da tradição do nosso Partido, do Partido dos Trabalhadores, renovar a sua liderança a cada ano, instituindo-se o princípio do rodízio, dando oportunidade da condição de Líder a todos os seus membros. Já escolhemos o nosso Líder para o ano que vem e devo dizer, antes de anunciá-lo - e alguns colegas já sabem quem será -, que para mim foi muito rica essa experiência. Embora com um estilo diferente do meu querido Senador Eduardo Suplicy e do nosso veemente Senador José Eduardo Dutra, procurei contribuir com o Bloco, com meu Partido na função que me foi confiada. É claro que, se não fosse o apoio do Senadores José Eduardo Dutra, Eduardo Suplicy, Heloisa Helena, Roberto Saturnino, Geraldo Cândido, Tião Viana, Jefferson Péres, não vou citar todos, não teria sido possível a realização desse trabalho porque, no meu caso, havia algumas limitações, de saúde, pelo fato de ser mãe de quatro filhos ainda pequenos.  

O SR. PRESIDENTE (Carlos Patrocínio) - Nobre Senadora Marina Silva, permita-me interromper V. Exª para avisar ao Plenário que ainda não terminamos a Ordem do Dia; há ainda algumas redações finais para serem apreciadas.  

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC) - Agradeço a V. Exª e continuo o meu pronunciamento.  

Gostaria de falar também do respeito que tive por parte dos Srs. Senadores, que para mim foi bastante gratificante.  

As limitações foram superadas pela competência dos meus colegas de Bancada - completamo-nos mutuamente. Sempre uso a figura do arco e da flecha para simbolizar o trabalho coletivo e horizontalizado. Em algumas oportunidades, o arco impulsiona a flecha; em outras, cumprimos o papel de impulsioná-la; e em outras ainda, cumprimos o papel de sermos impulsionados e de alvejarmos o alvo determinado. E, nesse sentido, tive a felicidade de ter como arco e como flecha companheiros leais de Bancada que muito me ajudaram nessa função de Líder.  

De sorte que, tendo sido eleita pela nossa Bancada a companheira Heloisa Helena para o exercício do ano 2000, quero parabenizá-la. A partir de fevereiro, S. Exª estará cumprindo esta função. E é gratificante continuarmos com uma mulher na liderança, pois é tradição no PT, que é um dos Partidos que mais tem eleito Parlamentares, Prefeitas, enfim, que dá oportunidade para que as mulheres possam participar dos processos decisórios e políticos do nosso País. Então, fico feliz por isso também.  

Agradeço todo o apoio que tive dos meus colaboradores, os assessores da Liderança. Uma liderança é fundamentalmente a sua Bancada e a sua equipe, que, Graças a Deus, com toda a competência, inclusive nos bastidores, às vezes invejada por alguns colegas, possibilitou a realização desse trabalho durante todo esse período.  

De sorte que, Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, foi um ano bastante intenso, com várias CPIs: do Judiciário, do Sistema Financeiro e a realização do trabalho em que estive à frente, na Comissão de Combate à Pobreza, juntamente com os Colegas Eduardo Suplicy e Roberto Saturnino, que a mim muito gratificou, em função do fato de que chegamos a um consenso no relatório, apresentando várias propostas importantes, como a questão do orçamento social, da renda mínima, do fundo proposto pelo Relator, a questão do salário mínimo.  

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senadora Marina Silva, V. Exª me permite um aparte?  

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB - CE) - Sr. Presidente, estou inscrito desde às 14 horas e 30 minutos.  

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC) - Pois não, nobre Senador Eduardo Suplicy. Os colegas me admoestam que estão inscritos, mas infelizmente estamos cumprindo o que dispõe o Regimento Interno.  

O SR. PRESIDENTE (Carlos Patrocínio) - A Presidência solicita ao Senador Eduardo Suplicy que seja o mais breve possível.  

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC) - Sr. Presidente, apenas um esclarecimento. Após a Ordem do Dia não são cinco, mas vinte minutos.  

O SR. PRESIDENTE (Carlos Patrocínio) - Sim. Mas não terminamos a Ordem do Dia.  

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC) - Bem, mas V. Exª concedeu-me a palavra.  

O SR. PRESIDENTE (Carlos Patrocínio) - Infelizmente, nobre Senadora, cometi um engano. Mesmo porque quem teria a prevalência seria o Senador Lúcio Alcântara.  

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC) - Exato.  

O SR. PRESIDENTE (Carlos Patrocínio) - Mas foi um engano. Eu me penitencio. E solicito tão-somente a colaboração de V. Exª e do Senador Eduardo Suplicy a fim de que me possa redimir e conceder a palavra ao Senador Lúcio Alcântara.  

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC) - Jamais passaria à frente do Senador Lúcio Alcântara.  

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB - CE) - Sr. Presidente, peço a palavra, para uma questão de ordem.  

O SR. PRESIDENTE (Carlos Patrocínio) - V. Exª tem a palavra, para uma questão de ordem.  

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB - CE. Para uma questão de ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria apenas de uma informação. Estou inscrito após a Ordem do Dia, tenho direito a 20 minutos. Haverá tempo? Senão, declino e fico muito feliz pela Senadora Marina Silva. A Mesa cometeu um equívoco, mas o que vou fazer?  

O SR. PRESIDENTE (Carlos Patrocínio) - V. Exª está formulando uma questão de ordem, embora a Senadora Marina Silva esteja com a palavra. Gostaria de dizer a V. Exª que temos de votar algumas redações finais. Posteriormente, poderemos conceder a palavra a V. Exª e até prorrogar a sessão, enquanto estiver fazendo uso da palavra.  

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Serei breve, pois terei mais tempo para cumprimentar o excepcional trabalho da Senadora Marina Silva, até porque terá todo o mês de janeiro ainda para trabalhar na Liderança. Mas gostaria também de expressar o quão importante foi a decisão hoje dos sete Senadores da Bancada do PT, que, por consenso, elegemos a Senadora Heloisa Helena para estar na Liderança a partir de 15 de fevereiro do próximo ano legislativo. Terei a honra também de estar colaborando com S. Exª, como vice-Líder escolhido hoje. De tal maneira que temos a confiança e o respeito dos demais Partidos do Bloco e de estarmos trabalhando em conjunto no próximo ano. Serei mais extenso na oportunidade da transferência do "bastão". Obrigado.  

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC) - Agradeço o aparte de V. Exª. Claro que continuarei até o final de janeiro.  

Sr. Presidente, não absorvo como responsabilidade minha a injustiça praticada, que está sendo reivindicada pelo Senador Lúcio Alcântara, de sorte que encerro meu discurso aqui.  

 

çãÄ Ä


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/1999 - Página 35130