Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SUGESTÃO AO SENADO PARA UMA ATUAÇÃO RIGOROSA CONTRA OS REPRESENTANTES DA INDUSTRIA E DO COMERCIO-FARMACEUTICO.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. SENADO.:
  • SUGESTÃO AO SENADO PARA UMA ATUAÇÃO RIGOROSA CONTRA OS REPRESENTANTES DA INDUSTRIA E DO COMERCIO-FARMACEUTICO.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2000 - Página 2413
Assunto
Outros > IMPRENSA. SENADO.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DA TARDE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INCOERENCIA, SITUAÇÃO, APREENSÃO, TRAFICANTE, ADVERTENCIA, FILHA, RISCOS, CONSUMO, DROGA.
  • SUGESTÃO, SENADO, INVESTIGAÇÃO, CRIME, OPOSIÇÃO, SAUDE PUBLICA, REPRESENTANTE, INDUSTRIA FARMACEUTICA.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, ao cumprimentar o Senador Mozarildo Cavalcanti pelo discurso que fez, eu gostaria de sugerir a S. Exª que requeira informações urgentes ao ministério competente, a fim de verificar a extensão da sua denúncia.  

Sr. Presidente, serei breve, porque ainda há oradores inscritos, mas não podia deixar de manifestar-me, com profunda tristeza, sobre matéria publicada hoje no Jornal da Tarde , o qual mostra a fotografia de um senhor simpático, que usa bigode e cujo nome é Jorge. Diz a matéria:  

Jorge, 32 anos, moreno, que usa óculos de aros finos, é um pai muito preocupado com a violência da cidade, principalmente com o aumento do consumo de drogas por crianças e adolescentes na região em que mora, um bairro pobre e abandonado na periferia da Zona Sul. Ele tem uma filha de 10 anos e vive alertando a menina sobre esse perigo: "Explico que a droga é o caminho da morte, digo que é a pior coisa que pode acontecer para uma pessoa e dou conselho para ela nunca se misturar com gente que não presta...  

Gostaria que os jovens estivessem nos ouvindo hoje. Como muitos cidadãos brasileiros, ele também está preocupado com o consumo de drogas entre crianças de 10 e 12 anos – há centenas de crianças viciadas.  

...Jorge, no entanto, vive na contramão do discurso feito em família – é um traficante...  

Por isso, penso ser importante dizer que ele, como traficante, procura isolar sua filha do consumo do veneno que vende para as crianças pouco se importando com a origem delas. Portanto, o jovem que se acautele porque o traficante só quer o lucro, pouco se importando com o que acontece com o cidadão, com sua família e com a desgraça que advém daqueles que furtam, às vezes, pequenas coisas dentro de casa para comprar 1 grama de crack. Quando chegarem à adolescência, se chegarem, sem dúvida nenhuma, não terão condições de sobrevivência.  

Senadora Heloisa Helena e Senador Mozarildo Cavalcanti, não sei se é correlato ou não, mas há outra coisa que me confunde um pouco a análise em minha pouca inteligência. A atividade desse senhor não seria no mesmo sentido daquela do "homem do BO", ao qual tivemos oportunidade de nos referir por ocasião do discurso do Senador Tião Viana? Tal senhor disse que "BO" significa: bom para otário. Esse cidadão também vende drogas; vende remédios, segundo ele, para aqueles que não conhecem o medicamento que estão tomando e, pior, não têm dinheiro para pagar a condução para ir ao hospital e, às vezes, com dificuldade, juntam dinheiro para comprar o medicamento na farmácia, a fim de aliviar a dor, o sofrimento, e são enganados.  

Não vou alongar-me porque me comprometi com o Senador Paulo Hartung. Queria ler – mas não vou fazê-lo pois penso que pode ficar para outro dia – uma representação que aconselharia à CPI dos Medicamentos encaminhar ao Ministério Público para que este proceda à investigação desse caso, independentemente dos outros que a CPI vem averiguando, como crime contra a saúde pública. Neste caso, peço a V. Exª, Sr. Presidente, que faça constar como um documento complementar ao meu discurso.  

Meu Deus, o que há de mais sagrado do que a vida? Na pobreza, na miséria ou na riqueza, a vida é um dom que Deus nos deu e assim tem de ser respeitada.  

Aqueles que praticam esse tipo de delito, que vendem a droga propriamente dita como a cocaína, o crack e todos os outros sintéticos, praticam o mesmo crime daqueles que, nas farmácias, enganam os que vão buscar um medicamento a fim de minimizar o seu sofrimento.  

Obrigado, Sr. Presidente.  

****************************************************************************** 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMEU TUMA EM SEU PRONUNCIAMENTO : 

******************************************************************************* 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2000 - Página 2413