Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
Aparteantes
Agnelo Alves, Roberto Saturnino.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7561
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, LIBERDADE, IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, ECONOMIA.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, só uma palavra pode explicar a perpetuação exitosa de um jornal por 80 anos: credibilidade. Esta é a maior e a principal marca da Gazeta Mercantil : credibilidade e seriedade na divulgação e na análise especialmente das notícias econômicas e políticas deste País, que a acompanham desde a fundação até os dias de hoje.  

Missão nada fácil num País que, em menos de uma década, passou por quase uma dezena de planos econômicos, mexendo com a vida de cada um dos brasileiros.  

Nesse período, a Gazeta Mercantil conseguiu, como nenhum outro veículo de comunicação neste País, traduzir para o povo brasileiro, numa linguagem séria, mas acessível, as mudanças e as implicações que cada uma das medidas afetaria a vida dos brasileiros.  

Mais do que isso, ao longo desses 80 anos, a Gazeta Mercantil tem retratado a vida econômica brasileira, com muita ética, sem mudar uma vírgula sua linha e sua conduta, sem despencar para o sensacionalismo barato ou para a chantagem, que nada acrescentam ao País e pelos quais muitos jornais e outros veículos de comunicação se deixaram seduzir.  

Pelas páginas bem escritas da Gazeta Mercantil , acompanhamos o crescimento do Brasil, o nosso desenvolvimento, mas também os nossos problemas, as nossas crises, sempre retratadas e analisadas por profissionais sérios, éticos e extremamente competentes, especialistas naquilo que escrevem e, por isso mesmo, capazes de traduzir numa linguagem acessível para seus leitores, mesmo para os leigos.  

Mas a Gazeta não apenas retratou o crescimento do Brasil durante esses anos. Cresceu com ele. E como cresceu! Hoje está presente em todo o território nacional, inclusive com duas dezenas de jornais regionais, uma contribuição extraordinária para a economia e a política nesses Estados. As regiões mais longínquas, sempre esquecidas pela grande imprensa, passaram a ter uma edição local da Gazeta Mercantil , produzida nos mesmos padrões de qualidade da edição nacional.  

O Sr. Agnelo Alves (PMDB - RN) – V. Exª me permite um aparte?  

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) – Ouço V. Exª com prazer.  

O Sr. Agnelo Alves (PMDB - RN) – Muito obrigado a V. Exª. Quero dar um depoimento como jornalista. Lembro-me da figura do Deputado Herbert Levy desde os tempos do Palácio Tiradentes. Vezes inúmeras, quando eu era destacado para fazer a cobertura das reuniões da Bancada da UDN, eu via Magalhães Pinto, José Augusto Bezerra de Medeiros, Afonso Arinos, toda aquela chamada banda de música da UDN se quedar para ouvir as opiniões do Deputado Herbert Levy. Até mesmo Carlos Lacerda, de costume irrequieto e irreverente, parava para ouvir a opinião sincera, correta, sem adjetivos, mas bastante analítica do Deputado Herbert Levy. Como jornalista, vejo na Gazeta Mercantil o retrato daquele Deputado que conheci: ético, sério, correto, bravo. Como Senador, sinto-me extremamente gratificado em participar desta homenagem do Senado Federal à Gazeta Mercantil , ao Deputado Herbert Levy, aos que fazem a Gazeta Mercantil : seus filhos, seus diretores, seus jornalistas, seus redatores, enfim, toda uma família que eu conheço, jornalista que também sou e apenas estou Senador. Agradeço a Exª pela oportunidade deste aparte.  

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB – GO) – Recolho, com muita honra, o aparte de V. Exª.  

O Sr. Roberto Saturnino (PSB – RJ) – V. Exª me concede um aparte?  

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB – GO) – Ouço V. Exª com muita honra.  

O Sr. Roberto Saturnino (PSB - RJ) – Senador Maguito Vilela, agradeço a V. Exª pela oportunidade que me dá de expressar um sentimento que realmente sai do fundo da alma. Estou certo de que esse é o sentimento que domina todos os representantes desta Casa. Esta homenagem aos 80 anos da Gazeta Mercantil vai muito além, mas muito além de um mero ato protocolar de reconhecimento do aniversário de um órgão de imprensa, como muitas vezes fazemos nesta Casa. É uma homenagem que nos enche do sentimento de justiça, que nos gratifica exatamente por corresponder a alguma coisa que, do fundo da alma, nós todos gostamos de fazer: é o reconhecimento de seriedade, de propriedade, de justiça que este jornal dá à imprensa brasileira de modo geral. Nestes momentos em que tantas são as queixas - por vezes justas, por vezes injustas - de um comportamento leviano ou menos responsável por parte da imprensa em geral, nunca se comentou nada de análogo, de semelhante por parte da Gazeta Mercantil . É um jornal que realmente infunde respeito. É um jornal que goza do respeito unânime desta Casa e da Câmara dos Deputados, bem como da opinião pública brasileira. E isso realmente exige de nós esta homenagem e as palavras de sinceridade e de cumprimentos ao Dr. Luiz Fernando, a todos os diretores, aos redatores, aos jornalistas, àqueles que fazem este jornal que é exemplo de seriedade, de eficiência, de organização e tudo o mais. E é um reconhecimento também, um cumprimento todo especial à grande figura fundadora que é Herbert Levy. Tive o privilégio de conviver com ele na Câmara dos Deputados, de respeitá-lo como um Parlamentar exemplar, sob todos os pontos de vista. Não obstante diferenças ideológicas que sempre marcaram nossas posições, não obstante confrontos políticos que vez por outra éramos obrigados a ter, o respeito sempre dominou as nossas relações. O respeito e o reconhecimento da fidelidade, do espírito público, da certeza das convicções que afirmava na Câmara dos Deputados. Herbert Levy foi um Deputado exemplar e é um cidadão brasileiro exemplar que merece nossos aplausos e os nossos cumprimentos. Obrigado pela oportunidade que V. Exª me dá de dizer isso nesta Casa.  

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB – GO) – Incorporo o aparte de V. Exª, com muita honra, ao meu pronunciamento, porque, sem dúvida, ele veio enriquecê-lo.  

A Gazeta Mercantil não apenas cresceu. Fez mais que isso. Modernizou-se; expandiu-se pelo Mercosul; colocou-se presente na Internet com um portal onde estão disponíveis todos os seus produtos. Por isso, tem colecionado prêmios importantes não só no Brasil como também no exterior, pela excelência do que realmente produz.  

É mais do que justa a homenagem que fazemos hoje ao jornal. Homenagem que se estende, naturalmente, ao seu fundador, Dr. Herbert Levy, ex-Deputado, brasileiro idealista e exemplar, que muito tem contribuído com o País, primeiro no exercício da política e, posteriormente, com esse extraordinário veículo de comunicação. Ao senhor, as nossas mais sinceras homenagens e o reconhecimento legítimo de tudo o que fez e tem feito pelo nosso País.  

Os meus cumprimentos são extensivos a Luiz Fernando Levy, pessoa com quem tive a oportunidade de conversar várias vezes, quando Governador de Goiás, e ele, grande diretor. Pude constatar que é um homem íntegro, sério, correto, um homem que realmente tem prestado relevantíssimos serviços à imprensa brasileira e ao Brasil de uma forma geral. É uma pessoa extremamente capacitada, com uma compreensão perfeita da história e do momento atual da política e da economia brasileira.  

A todos os que fazem da Gazeta Mercantil um dos principais jornais não só do Brasil, mas da América Latina, os nossos cumprimentos e a nossa homenagem. Repito: desde o mais humilde até o mais graduado funcionário, as nossas mais sinceras homenagens, com a certeza de que poderemos contar sempre com um diário sério, ético, absolutamente responsável no trato da notícia e da análise política e econômica. O Brasil ainda precisa e conta muito com a Gazeta Mercantil , que é realmente um grande exemplo para os demais órgãos de imprensa deste País.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. (Palmas)  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2000 - Página 7561