Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO PELA VISITA, AMANHÃ, DO PRESIDENTE DA REPUBLICA E MINISTROS DE ESTADO AO ESTADO DO TOCANTINS.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REGOZIJO PELA VISITA, AMANHÃ, DO PRESIDENTE DA REPUBLICA E MINISTROS DE ESTADO AO ESTADO DO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2000 - Página 10864
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), CHEFE, CASA CIVIL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ANUNCIO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO, ESPECIFICAÇÃO, CRIAÇÃO, INSTALAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, CONCESSÃO, INICIATIVA PRIVADA, USINA HIDROELETRICA.

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL – TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, requeri este tempo à Mesa para anunciar a visita do Presidente Fernando Henrique Cardoso, amanhã, pela manhã, ao meu Estado, o Tocantins. Sua Excelência se fará acompanhar dos Ministros Rodolpho Tourinho, Paulo Renato e Pedro Parente.  

O Estado do Tocantins se engalana para receber Sua Excelência, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, que deverá anunciar medidas importantíssimas para o desenvolvimento do nosso Estado e também de toda a Região Norte de nosso País.  

Esperamos que Sua Excelência anuncie, entre outras medidas, a criação e a instalação definitiva da Universidade Federal do Estado do Tocantins, coroando de êxito a luta de uma década aqui, nesta Casa, e que recebeu o respaldo de todos os Srs. Senadores. O Estado do Tocantins é o único Estado da Federação a não contar com uma instituição desse porte.  

Além do mais, Sua Excelência deverá anunciar a concessão à iniciativa privada de algumas hidrelétricas, que deverão ser construídas nos rios do nosso Estado, sobretudo no rio Tocantins. Há, na previsão do Plano da Eletronorte, estudos para a construção de cinco outras usinas hidrelétricas no rio Tocantins, bem como a da Hidrelétrica de Santa Isabel, no rio Araguaia.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago ao conhecimento da Casa a importante visita que fará o Presidente da República e sua comitiva ao canteiro de obras da Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, cuja inauguração está prevista para o dia 15 de setembro do ano 2001. Essa obra gerará para o Brasil cerca de 850 a 900 megawatts de energia e integrará a geração de energia aos maiores centros consumidores de nosso País.  

O Presidente Fernando Henrique Cardoso poderá – não temos certeza disso – anunciar, como alternativa, a transposição das águas da bacia do rio São Francisco, a união das duas bacias do rio Tocantins à bacia do rio São Francisco, por intermédio do rio do Sono, conforme estudo em andamento no âmbito do Governo Federal.  

Esta é a informação que gostaria de trazer a esta Casa, nesta manhã: a auspiciosa visita do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ilustre comitiva ao Estado do Tocantins, onde anunciará inúmeros benefícios para o nosso Estado e para toda a Região Norte do País.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2000 - Página 10864