Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Contestação de afirmações feitas pela Rede Globo, de que S.Exa. seria o campeão de multas eleitorais no Brasil.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
  • Contestação de afirmações feitas pela Rede Globo, de que S.Exa. seria o campeão de multas eleitorais no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2000 - Página 18651
Assunto
Outros > IMPRENSA. LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
Indexação
  • INEXATIDÃO, INFORMAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CITAÇÃO, ORADOR, SUPERIORIDADE, MULTA, JUSTIÇA ELEITORAL, BRASIL.
  • REGISTRO, INJUSTIÇA, MULTA, CANDIDATO, AUSENCIA, CONTROLE, POPULAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, APOIO, ANTERIORIDADE, PRAZO, CAMPANHA ELEITORAL, DEFESA, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, até que o problema não é urgente, mas devemos discutir a seu respeito. E gostaria, inclusive, de escusar-me, pois pode parecer excesso de vaidade de minha parte, mas faço tal comunicação porque fui citado pela Rede Globo como o campeão das multas eleitorais no Brasil. Realmente, fui multado em mais de R$300 mil, sendo que realizei uma campanha simples e humilde em Goiás, assim como meu concorrente, que só teve R$12 mil de multas. Isso foi discutido. Eu dizia a meus colegas que teria que dispor de todo o meu patrimônio, que gira em torno disso ou um pouco mais, se tivesse que pagar todas as multas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço esta comunicação para chamar a atenção para o assunto e também para que isso fique registrado nos Anais da Casa. E não estou fazendo isso por vaidade. Nesses três dias, percorri todo o Entorno de Brasília e, nos últimos 45 dias, percorri todo o Estado de Goiás, tudo isso para mostrar que a questão das multas eleitorais é um problema sério e precisa ser discutida.

Sr. Presidente, hoje, em todas as cidades de Goiás, há faixas, cartazes e muros com o meu nome. É o povo de Goiás citando o meu nome para 2002. Está aqui o Senador Iris Rezende, que é testemunha disso. Ontem, andando pelo Entorno de Goiás, percebi que havia milhares de camisetas com a minha fotografia para 2002.

Vou ser multado pela Justiça Eleitoral novamente. Como posso controlar essa situação? Como é que um Senador ou um candidato a Governador vai controlar uma situação dessas? Como vamos impedir o povo de se manifestar em favor deste ou daquele, ainda que as eleições venham a acontecer em 2002?

Faço este registro, porque, daqui a alguns dias, começarão a dizer novamente que o Maguito é campeão de multa eleitoral e, por certo, vão aplicar a multa. Que culpa tenho eu disso? Como vamos resolver uma situação desse tipo?

Estou falando isso com muita seriedade. Ontem, inclusive, eu chamava a atenção dos companheiros do Entorno para o fato de que a próxima eleição é para prefeito; não tem nada que se falar em 2002. Mas não tenho como controlar isso, e ninguém - nenhum Senador, nenhum Governador, nenhum candidato - pode fazê-lo. Esse é um problema do Senado, do Congresso. Vamos ter que mudar essa legislação eleitoral sob pena de continuarmos com essas multas indefinidas, que, às vezes, independem da vontade do candidato.

Fiz esse registro, para que amanhã a Justiça Eleitoral entenda realmente esse problema.

Muito obrigado.


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 7/18/249:31



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2000 - Página 18651