Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Divulgação dos esclarecimentos prestados pela Secretaria Pública do Mato Grosso sobre atentado sofrido pelo presidente do PT de Mato Grosso, Sr. Sivaldo Dias Campos.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Divulgação dos esclarecimentos prestados pela Secretaria Pública do Mato Grosso sobre atentado sofrido pelo presidente do PT de Mato Grosso, Sr. Sivaldo Dias Campos.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2000 - Página 20975
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, DECLARAÇÃO, SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESCLARECIMENTOS, DETENÇÃO, NICASSIO BARBOSA, SUPLENTE, VEREADOR, AUTOR, ATENTADO, VITIMA, SIVALDO DIAS CAMPOS, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MUNICIPIO, CUIABA (MT), CONFIRMAÇÃO, CRIME, NATUREZA POLITICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, venho à tribuna hoje para uma comunicação que gostaria não tivesse a necessidade de fazer à Casa.

Há cerca de vinte ou trinta dias, tivemos oportunidade de fazer um aparte ao discurso da Senadora Heloísa Helena, Líder do Partido dos Trabalhadores e do Bloco, sobre o atentado sofrido pelo Presidente do Partido dos Trabalhadores, em Cuiabá, Mato Grosso, Sivaldo Dias Campos. Ele sofreu um atentado, recebeu dois tiros na cabeça e hoje já está respirando normalmente, fora da UTI, mas com a possibilidade de enfrentar seqüelas pela vida inteira.

Naquela oportunidade, disse à Senadora Heloísa Helena que já havia entrado em contato com o Secretário de Segurança Pública, membro do Ministério Público, Dr. Benedito Corbenilo, e com o Governador Dante de Oliveira e que eles haviam determinado todas as providências para a apuração do crime.

Hoje, a imprensa de Cuiabá e a área de segurança pública do Estado registram que o crime é dessas coisas que a mente humana não consegue imaginar. Sivaldo Dias Campos era o primeiro suplente de Vereador do Partido dos Trabalhadores. O crime, pelo que apurou a Secretaria de Segurança Pública, foi arquitetado, infelizmente, pelo segundo suplente do Partido, Sr. Nicássio Barbosa, que já está preso. Os depoimentos foram prestados diante de advogados e do Ministério Público; a prisão preventiva está solicitada, mas ele já se encontra detido pela Polícia do Estado de Mato Grosso.

Esse era o registro que eu queria fazer, lamentando realmente fosse esse o desfecho da situação e também fazendo votos pela recuperação do Sivaldo, Presidente do Partido dos Trabalhadores - um moço de bem e um idealista na luta pela saúde pública. Volto a afirmar aqui: jamais passou pela minha cabeça a possibilidade de que isso pudesse ser um crime político, porque Sivaldo sempre foi um idealista na defesa da saúde pública no Estado de Mato Grosso. Infelizmente, porém, esses são os fatos, e é nosso dever relatá-los à Casa, Sr. Presidente.

 


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 5/20/246:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2000 - Página 20975