Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcurso dos 70 anos de emancipação política do Município de Inhumas, no Estado de Goiás.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcurso dos 70 anos de emancipação política do Município de Inhumas, no Estado de Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2001 - Página 3634
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, INHUMAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Inhumas, que constitui, sem dúvida, um dos principais pólos de desenvolvimento do nosso Estado, está devidamente comemorando os 70 anos de sua emancipação política.

Nesse tempo, vem seguindo o firme curso de seu acentuado e constante progresso, refletido nos indicadores de desempenho dos setores social, econômico e cultural.

Para tanto, beneficia-se de localização geográfica privilegiada, conseqüente de sua proximidade com a Capital goiana, o Distrito Federal e a rodovia Belém-Brasília.

Por isso, e sobretudo pelo esforço de sua gente, é reconhecida como uma das cidades mais importantes do interior do Estado.

Contribuem para esse relevante posicionamento a atuação de seu exuberante comércio, a constante expansão de seu moderno parque industrial e a sua avançada agropecuária, além do fato de sediar um atualizado centro médico-hospitalar, reconhecido como base de apoio para a prestação de assistência a grande parte da população goiana.

Os registros indeléveis da história nos informam que tropeiros e caixeiros-viajantes, dirigindo-se à cidade de Goiás, a antiga capital, foram os descobridores da região. Fazendeiros, atraídos pela fertilidade do solo, lá fixaram suas moradias, deflagrando o processo de povoamento da área.

No entanto, data de 1858 o marco inicial da cidade, com a aquisição, por João Antônio da Barra Ramos, da Fazenda Cedro. Em 20 de setembro desse ano, a compra foi registrada, com o nome de Fazenda Goiabeiras, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Campinas, a mesma Campinas depois transformada em município e, mais tarde, em bairro de Goiânia.

Com a Lei Municipal de número 4, de 27 de março de 1876, foi oficializado o nome de Goiabeiras, em decorrência de sua elevação de povoado do Município de Itaberaí a Distrito.

Com a Lei Municipal 40, de 2 de dezembro de 1928, o Distrito de Goiabeiras recebeu o nome de Inhumas, inspirado pelas “aves de porte elegante, penas negras e canto nostálgico”, que são um dos símbolos de Goiás e então embelezavam as margens do rio Meia Ponte e dos ribeirões.

Finalmente, no dia 19 de março de 1931 foi efetivada a emancipação política e administrativa de Inhumas, que teve José Rodrigues Rabêlo como seu primeiro prefeito constitucional nomeado.

Nos dias correntes, o Município de Inhumas, ocupando uma área de 900 quilômetros quadrados, limita-se com Itauçu, Damolândia, Brazabrantes, Goianira, Caruraí e Araçu.

Com uma população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, de 43.938 habitantes, e apresentando uma taxa de crescimento demográfico de 5,5%, Inhumas conta com um desenvolvido centro urbano, considerado o principal dessa área do Estado e de sua microrregião.

Estamos concluindo, Senhor Presidente, esta nossa breve intervenção, sintetizando que Inhumas, cidade nascida em 19 de março de 1931 e centro geográfico da região mais próxima de Goiânia, a Capital, bem merece, por sua histórica e atual importância, ser festejada pelo seu povo, admirada pela sociedade goiana e sempre exaltada pelos representantes de Goiás no Parlamento pátrio.

Era o que tínhamos a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2001 - Página 3634