Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

BOAS-VINDAS A DELEGAÇÃO PARLAMENTAR DA AFRICA DO SUL. REGISTRO DA AUDIENCIA DE PARLAMENTARES DA BANCADA FEDERAL DO TOCANTINS COM O SECRETARIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO MEC, PARA TRATAR DA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DAQUELE ESTADO. ASSINATURA, PELA BANCADA DO TOCANTINS, DE OFICIO SOLICITANDO A PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA O FUNDO DE FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR - FIES.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.:
  • BOAS-VINDAS A DELEGAÇÃO PARLAMENTAR DA AFRICA DO SUL. REGISTRO DA AUDIENCIA DE PARLAMENTARES DA BANCADA FEDERAL DO TOCANTINS COM O SECRETARIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO MEC, PARA TRATAR DA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DAQUELE ESTADO. ASSINATURA, PELA BANCADA DO TOCANTINS, DE OFICIO SOLICITANDO A PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA O FUNDO DE FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR - FIES.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2001 - Página 3670
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DELEGAÇÃO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, AFRICA DO SUL, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CARLOS PATROCINIO, LEOMAR QUINTANILHA, SENADOR, PAULO MOURÃO, ANTONIO JORGE, KATIA ABREU, PASTOR AMARILDO, DEPUTADO FEDERAL, REUNIÃO, ANTONIO MACDOWELL DE FIGUEIREDO, CHEFE, SECRETARIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), CONCLUSÃO, ENTENDIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ASSINATURA, OFICIO, SOLICITAÇÃO, PRORROGAÇÃO, PRAZO, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, ENSINO SUPERIOR.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de iniciar a minha comunicação inadiável, quero, igualmente, em nome do Partido da Frente Liberal, saudar a presença dos ilustres parlamentares que visitam o Senado da República e o Congresso Nacional e dizer-lhes dos profundos laços que unem o povo brasileiro à África do Sul e do nosso imenso prazer em tê-los em nossa sessão.

Após dar as boas-vindas, em nome do Partido da Frente Liberal, à delegação de parlamentares da África do Sul, gostaria de comunicar à Casa que a Bancada Federal do Estado do Tocantins no Congresso Nacional, integrada pelos Senadores Carlos Patrocínio, Leomar Quintanilha e por mim, Senador Eduardo Siqueira Campos, em conjunto com os nossos Deputados Federais Paulo Mourão, Antônio Jorge, Kátia Abreu e Pastor Amarildo, esteve hoje reunida no Ministério da Educação para aquilo que consideramos uma grande conquista, Sr. Presidente. Estamos finalizando os entendimentos para a implantação da Universidade Federal do Tocantins.

Sr. Presidente, hoje a Bancada Federal teve uma audiência com o Dr. Antônio Macdowell de Figueiredo, que é Secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, na qual estiveram também presentes o Sr. Rogério Ramos, Secretário Municipal da Criança e da Juventude de Palmas, o Presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Palmas, a líder estudantil do Diretório Acadêmico da Unitins, Naima Worm, o Presidente do Grêmio Estudantil Livre do Colégio Estadual de Palmas, Rogério Vieira Alencar, e ainda os líderes estudantis Cláudio Marques e Andréa Cristina Garcia.

Também participou dessa reunião o Sr. José Luiz da Silva Valente, Diretor de Desenvolvimento do Ensino Superior do Ministério da Educação, tratando prioritariamente da imediata nomeação de um reitor pro tempore, que estará encarregado de estabelecer toda a tratativa da elaboração de um estatuto e das medidas que se tornarem necessárias para a implantação, para a encampação da Universidade do Tocantins pela nossa Universidade Federal do Tocantins.

Recebemos ainda de S. Sªs a garantia de que será possível ao Estado do Tocantins realizar, já no mês de julho, o primeiro vestibular da Universidade Federal do Tocantins, ainda que sob forma de convênio pela nossa atual Unitins.

Obtivemos ainda a informação, que é uma verdadeira conquista para o povo tocantinense, de que haverá encampação dos diversos campi que estão espalhados pelo nosso Estado, mais notadamente nas cidades de Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, e ainda Tocantinópolis e Arraias. A nossa luta é para que todos esses campi sejam absorvidos pela nova entidade, dando o direito a todos os nossos estudantes de serem também absorvidos, na condição de alunos, pela Universidade Federal do Tocantins.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, essa importante reunião, com a participação de todos esses líderes estudantis, resultou em um documento que foi recebido pelas autoridades citadas, o Dr. José Luís da Silva Valente e ainda o Dr. Figueiredo, que nos asseguraram o andamento de todas as negociações e, possivelmente, até a edição de uma medida provisória para dar garantia de todas essas questões que foram tratadas.

Por último, pudemos ainda, nessa oportunidade, protocolar o referido documento no gabinete do Sr. Ministro da Educação.

Foi também assinado por toda a nossa Bancada um ofício solicitando a prorrogação do prazo para o Fundo de Financiamento do Ensino Superior, o Fies, que estava previsto para o dia 23 de março, a fim de que se faça a revisão de seus métodos de inscrição para permitir uma maior abrangência de acesso ao Fies.

Era essa a comunicação que tinha a fazer, registrando como um fato dos mais importantes para a vida do Tocantins as conquistas que obtivemos hoje no Ministério da Educação.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2001 - Página 3670