Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

EXPECTATIVA DIANTE DA REALIZAÇÃO, EM ABRIL, DA I FEIRA TECNOLOGICA DO TOCANTINS - AGROTINS.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • EXPECTATIVA DIANTE DA REALIZAÇÃO, EM ABRIL, DA I FEIRA TECNOLOGICA DO TOCANTINS - AGROTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2001 - Página 4102
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, FEIRA TECNOLOGICA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), PATROCINIO, GOVERNO ESTADUAL, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA, CONTRIBUIÇÃO, CONSOLIDAÇÃO, PROCESSO, MELHORAMENTO, TECNOLOGIA, ATIVIDADE RURAL.
  • ELOGIO, APOIO, SIQUEIRA CAMPOS, GOVERNADOR, INCENTIVO, AGRICULTURA, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o recente problema criado pelo Canadá contra a exportação de carne brasileira demonstra muito bem as dificuldades que o Brasil irá enfrentar daqui para frente nessa concorrência injusta e desleal para com os países em desenvolvimento.

Sobretaxas, acusações infundadas de dumping, abertura de processos em organismos internacionais nos quais predominam o poder, a força e a influência dos países mais ricos são fatos que dificultam nosso desenvolvimento, principalmente em relação ao setor agrícola.

Todos sabemos que é grande e injustificável o volume de subsídios à agricultura dos países ricos - fato tão decantado hoje aqui desta tribuna pelo eminente Senador Roberto Requião -, que tratam os países em desenvolvimento sempre com a lógica do lobo contra o cordeiro.

A agricultura brasileira vem trabalhando muito bem, vem incorporando novas tecnologias, nosso rebanho vem apresentando invejáveis níveis de sanidade, mas, mesmo assim, não poderemos contar com a boa vontade dos países ricos, que defendem exclusivamente seus interesses egoísticos.

Nossos produtores agrícolas precisam manter-se em permanente estado de alerta, procurando sempre aperfeiçoar seus métodos de trabalho, melhorando sempre as condições sanitárias, trabalhando de maneira impecável para, pelo menos, reduzir a possibilidade de chantagem das assim chamadas barreiras sanitárias.

O Brasil tem potencial para abastecer o mundo com alimentos e outros produtos agrícolas de alta qualidade, mesmo assim nossos agricultores precisam manter-se alertas e vigilantes contra todos os tipos de concorrência desleal, principalmente a concorrência injusta dos países ricos e egoístas.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com grande satisfação que venho comunicar a esta Casa a realização, no próximo mês de abril, de um evento da maior importância, patrocinado pelo Governo do Estado do Tocantins: a Primeira Feira Tecnológica do Tocantins, a Agrotins.

A vocação agropecuária do Tocantins por si só justifica a realização desse evento, cujo principal objetivo é divulgar as potencialidades agropecuárias do nosso Estado e apresentar ao produtor rural as principais inovações tecnológicas, atualmente disponíveis para aumentar os níveis de produtividade do setor agropecuário.

O Estado do Tocantins já é atualmente um dos grandes produtores agropecuários do Brasil, mas não pretende se conformar com a situação atual.

Nossa meta é incorporar novos métodos, processos e tecnologias para podermos não apenas produzir alimentos a preços competitivos para nossa população, mas principalmente um excedente exportável capaz de gerar as divisas tão necessárias para o nosso desenvolvimento.

Nossos produtores rurais já demonstraram grande capacidade produtiva, dedicação ao trabalho e são capazes de absorver novas tecnologias. Um pouco mais de apoio e incentivo aos nossos agricultores e veremos a grande força do setor agrícola do Tocantins, gerando mais riquezas, mais empregos, mais receita tributária e mais divisas.

A Agrotins colocará à disposição dos nossos produtores agrícolas vitrines tecnológicas de diversas culturas, unidades demonstrativas, mostras de máquinas agrícolas, equipamentos, produtos e serviços destinados à agropecuária, aquicultura, apicultura e outras atividades do setor, o que significa mais uma ocasião favorável para o desenvolvimento de nossa agricultura.

A melhoria genética do nosso rebanho, a prevenção e o controle de doenças certamente serão benefícios que a Agrotins nos proporcionará, assim como um melhor conhecimento das culturas mais adequadas para nossa região.

O financiamento agrícola também será apresentado na Agrotins: agentes financeiros estarão à disposição de nossos agricultores para negociações relativas às atividades rurais que apresentarem possibilidades de financiamento.

Srª. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero, neste momento, louvar essa importante iniciativa do Governador Siqueira Campos, realizando esta I Feira Tecnológica do Tocantins, a Agrotins.

Os benefícios da Agrotins certamente se desdobrarão e não ficarão restritos apenas ao período de realização desse evento. Nossos produtores agrícolas, que são pessoas dedicadas, trabalhadoras e que aceitam as inovações tecnológicas saberão aproveitar essa oportunidade de melhoria e crescimento do setor agrícola.

O apoio do Governador Siqueira Campos à agricultura do Tocantins representa uma política de governo firme e permanente, que se consolida com a assistência técnica e financeira.

A I Feira Tecnológica do Tocantins, a Agrotins, certamente será um marco no desenvolvimento da agricultura do Tocantins, contribuindo para a consolidação do processo de melhoria tecnológica de todas as nossas atividades rurais.

É por causa de iniciativas como essa, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que o Estado do Tocantins vem atingindo altos níveis de desenvolvimento, em torno de 7,5% ao ano, cifras muito superiores que praticamente as de todos os Estados da Federação brasileira.

Estamos aqui para convidar todo o empresariado brasileiro e os companheiros do Senado Federal para que no mês de abril possam comparecer à I Feira Tecnológica do Tocantins, a Agrotins, que certamente será o marco histórico no desenvolvimento tecnológico do nosso Estado.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2001 - Página 4102