Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONGRATULAÇÕES AO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS PELA CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM CUBA NA AREA DA SAUDE.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • CONGRATULAÇÕES AO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS PELA CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM CUBA NA AREA DA SAUDE.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2001 - Página 4354
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, INTERCAMBIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, ANUNCIO, ACORDO, COOPERAÇÃO, AREA, EDUCAÇÃO, SAUDE, TURISMO, ESPORTE.
  • REGISTRO, CONTRATAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), MEDICO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, POLITICA, PREVENÇÃO, SAUDE PUBLICA, POPULAÇÃO CARENTE.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste alvorecer do século XXI, o mundo assiste a superação de nacionalismos e diferenças ideológicas em nome do interesse comum das nações, que vêm derrubando antigas fronteiras.

Assim, a Europa está se unificando e os Estados Unidos aproximam-se do Vietnã, seu antigo inimigo, que até mereceu uma visita do ex-Presidente Clinton. E a China, sem embargo de sua postura ideológica marxista, é hoje um dos principais parceiros econômicos dos países ocidentais, que absorvem os produtos chineses.

É uma postura contemporânea, sintonizada com a globalização e com o pragmatismo que deve reger as relações internacionais.

Pois bem, há anos, a mesma posição vem sendo abraçada pelo Governo do Estado do Tocantins que, superando quaisquer diferenças ideológicas, mantém uma saudável política de intercâmbio e cooperação com Cuba.

Buscando parcerias e tecnologia onde quer que elas se encontrem, a administração tocantinense recentemente anunciou que novos acordos de cooperação serão celebrados entre o governo do Estado e Cuba, em setores como a Educação, a Saúde, o Turismo e o Esporte, segmentos que, reconhecidamente, são bastante desenvolvidos naquele país caribenho.

Aliás, no que diz respeito à saúde - e o Tocantins vem implantando uma importante infra-estrutura nesse setor, que já se constituiu em modelo para outras unidades federadas - com o objetivo de suprir a carência de médicos verificada em várias regiões do Estado, profissionais cubanos, com comprovada competência e experiência, têm sido recrutados, militando em áreas onde inexistiam facultativos brasileiros.

Como reconheceu o próprio Secretário de Saúde do Tocantins, os médicos brasileiros, usualmente, preferem trabalhar no setor privado ou nas concentrações urbanas mais importantes, onde é maior a produtividade nos hospitais públicos.

Em conseqüência dessa situação, as comunidades mais carentes acabam ficando desprovidas de médicos. Exatamente por isso, o Governo do Tocantins optou pela contratação de médicos cubanos, que, além de serem profissionais tão competentes quanto os brasileiros, dispõem-se a exercer suas atividades laborativas onde quer que sejam necessárias.

Essa medida insere-se na política de saúde tocantinense, que tem proporcionado mais prevenção e menos internações, fato registrado em relatório do próprio Ministério da Saúde, indicando ser nosso Estado o único, em toda a Federação brasileira, no qual o Sistema Único de Saúde acertou sua política de internação. Tanto isso é verdade que, no período de 1995 a 1999, no Tocantins apenas 42% dos leitos hospitalares do SUS foram ocupados, significando a eficácia das ações de prevenção.

Por tais razões, Sr. Presidente, consignando os importantes êxitos auferidos pelo Governo do Estado do Tocantins em sua política de saúde pública, exemplo para todo o País, desejamos nos congratular com o Secretário Estadual de Saúde, Eduardo Medrado, manifestando nosso integral apoio às contratações de médicos cubanos, que em muito têm colaborado na assistência às comunidades mais pobre e carentes de nosso Estado.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2001 - Página 4354