Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ELOGIOS AOS GESTO DE DOAÇÃO DE IMOVEL NO MORRO DA URCA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, A CULTURA DO RIO POR JORNALISTA E CRITICO MUSICAL CARIOCA RICARDO CRAVO ALBIM.

Autor
Roberto Saturnino (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • ELOGIOS AOS GESTO DE DOAÇÃO DE IMOVEL NO MORRO DA URCA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, A CULTURA DO RIO POR JORNALISTA E CRITICO MUSICAL CARIOCA RICARDO CRAVO ALBIM.
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2001 - Página 4986
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ELOGIO, RICARDO CRAVO ALBIM, JORNALISTA, DOAÇÃO, IMOVEL, FUNDAÇÃO, ATIVIDADE CULTURAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. ROBERTO SATURNINO (PSB - RJ. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, neste curto tempo que me é concedido, registro um gesto, um ato edificante, ocorrido há poucas semanas no Rio de Janeiro.

Trata-se do gesto de Ricardo Cravo Albin, jornalista, crítico musical, escritor, figura amada da sociedade carioca pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pelo seu espírito de luta em benefício do bem-estar do cidadão do Rio de Janeiro. Este cidadão resolveu fundar, criar uma fundação que leva seu nome - Fundação Ricardo Cravo Albin -, para a qual fez a doação do imóvel de sua propriedade, onde reside. Uma magnífica residência, situada na encosta do Morro da Urca, que evoca a história da cidade, através da sua própria construção e da organização dos seus espaços, constituindo, como disse, um exemplo edificante, seguindo a atitude de outras figuras das cidades que instituíram também fundações e fizeram doações semelhantes, como foi o caso de Walter Moreira Salles, Raimundo Castro Maia, Paschoal Carlos Magno, do casal Geyer e do arquiteto e paisagista Burle Marx. Cidadãos brasileiros, uns cariocas, outros cariocas honorários, que ofereceram à cidade e ao Brasil seu patrimônio, fruto de seu trabalho, construído com o seu ideário, com a sua dedicação, para usufruto da população carioca em primeiro lugar, mas de todo o Brasil.

Sr. Presidente, é um ato meritório e edificante. Um exemplo a ser seguido por aqueles que têm o privilégio de desfrutar de uma situação patrimonial privilegiada e que se interessam pela cultura, pela sua preservação, enfim, pelo cultivo dos valores essenciais da formação do nosso povo e, muito especialmente, da cidade do Rio de Janeiro.

Sr. Presidente, considero esse um exemplo edificante e, ao deixar registrado nos Anais da Casa esse gesto meritório de Ricardo Cravo Albin, apelo para que outros exemplos como o dele surjam, pois assim nossa cultura será cada vez mais valorizada e preservada em benefício do povo brasileiro, num momento em que todos nós constatamos, com certa apreensão, agressões e atitudes de desvalorização da cultura brasileira, que cumpre a nós reforçar com todo o empenho possível.

Parabenizo o grande brasileiro Ricardo Cravo Albin, o grande musicólogo, o grande crítico de música, o grande escritor, o grande benemérito do Rio de Janeiro que, com seu exemplo, abriu caminho para que outros o sigam.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2001 - Página 4986