Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 266 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE NIQUELANDIA/GO, NO ULTIMO DIA 19 DE MARÇO.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 266 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE NIQUELANDIA/GO, NO ULTIMO DIA 19 DE MARÇO.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2001 - Página 5495
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, NIQUELANDIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com imensa satisfação que ocupo o plenário do Senado Federal para destacar os 266 anos de emancipação política de Niquelândia, transcorridos no último dia 19 de março. Localizado na região norte do Estado de Goiás, a 400 km de Goiânia, o Município tem sua economia baseada na extração do níquel, em função das grandes jazidas ali existentes.

O minério não só foi o responsável pelo desenvolvimento da cidade - em 1950 a população era de 10.938 habitantes; hoje, são 38.522 habitantes - como atraiu duas empresas que tornaram-se as principais geradoras de mão-de-obra da região: a Níquel Tocantins e a Codemi.

As riquezas minerais de Niquelândia, todavia, não se restringiram ao níquel. Apesar de existirem em escala inferior, por muitos anos também foram explorados no Município o ouro, xisto betuminoso, diamante, mármore, estanho, manganês, bauxita, cobalto e ferro. De acordo com os ensinamentos da geologia, esses minerais estão sistematicamente associados ao níquel.

Srªs e Srs. Senadores, o Município de Niquelândia tem ainda vocação para a agricultura, com destaque para a produção de milho, arroz e feijão, uma das maiores do Estado. Essa diversificação de atividades proporcionou equilíbrio na balança comercial da cidade, impedindo que a extração do níquel permanecesse como a única fonte geradora de renda e mão-de-obra.

Ex-distrito do antigo Município de Traíras, Niquelândia era chamada inicialmente de São José do Alto Tocantins. Das elevações que cercam o Município, destaque para as serras do Indaiá, do Cocal, dos Borges, da Mantiqueira e do Tongonhão, além dos morros do Chapéu e Tira Chapéu.

Entre as festas religiosas, chama atenção a romaria do Muquém, uma das mais tradicionais do Estado de Goiás. Distante 45 km de Niquelândia, o local recebe milhares de fiéis todos os anos entre os dias 10 a 15 de agosto. Niquelândia promove ainda a Festa do Divino Espírito Santo, de 25 de maio a 3 de junho, e a Congada, em 25 de julho.

Srªs e Srs. Senadores, a implantação do lago de Serra da Mesa mudou o perfil turístico de Niquelândia e de outros Municípios da região, como Minaçu e Uruaçu. Todos eles aproveitam-se hoje das inúmeras vantagens proporcionadas pelo lago, principalmente em função da grande quantidade de turistas que passaram a desfrutar desse benefício, para ampliar suas divisas.

Diante de tudo que aqui foi exposto sobre as potencialidades de Niquelândia, resta-me parabenizar os habitantes e o Prefeito Luiz Teixeira Chaves pelos 226 anos de emancipação política do Município e desejar-lhes muito mais progresso e desenvolvimento nos anos que estão por vir.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2001 - Página 5495