Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR JOSE SILVEIRA, UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DO MEIO CIENTIFICO DA BAHIA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR JOSE SILVEIRA, UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DO MEIO CIENTIFICO DA BAHIA.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2001 - Página 5373
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE SILVEIRA, PROFESSOR, CIENTISTA, ESTADO DA BAHIA (BA), AREA, SAUDE.

         O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, a Bahia está de luto com o falecimento do Professor José Silveira. Catedrático de Tisiologia da Faculdade de Medicina, foi meu professor e era uma das figuras mais queridas no meio cultural baiano.

         O Professor José Silveira fazia parte de um grupo de pessoas das mais qualificadas na Bahia, em todos os ramos da sua atividade. Ele era de Santo Amaro da Purificação. É uma terra pródiga em valores culturais e artísticos. É a terra de Caetano e Betânia, a terra do maior orador sacro do Brasil, o Pe Gaspar Sadock da Natividade, e a terra desse grande cientista que desaparece do nosso Estado.

         Era figura proeminente da sociedade local, presidente que foi do Rotary Club e criador do Instituto Baiano para a Investigação da Tuberculose, com os recursos da população, em época muito difícil.

         José Silveira era um nome desses que na Bahia representam uma unanimidade. Daí por que não só eu, como os Senadores Waldeck Ornelas e Paulo Souto achamos por bem que o Senado da República deveria manifestar-se sobre esse acontecimento, quando se priva a Bahia e o Brasil de um cientista de renome internacional. Ele atuava em todos os campos e representou o Brasil em vários congressos no mundo inteiro.

         Essa figura, que era também da nossa Academia, conseguia ter o apoio de todos os nossos concidadãos, de todos os políticos, ele que não era político, mas que, sem dúvida, era um grande professor na vida baiana.

         A Bahia lhe deve muito. Por isso, estou nesta tribuna para fazer a homenagem do Senado Federal, ou - diria - do povo brasileiro, em particular do povo baiano, a um homem que dedicou toda a sua vida à ciência, que fez investigações as mais notáveis, que criou uma Escola de Tisiologia no Estado e que, por isso mesmo, merece o aplauso do Senado, no momento em que desaparece do nosso meio, por sua atuação enquanto vida teve.

         Por isso, Sr. Presidente, agradeço a V. Exª pela oportunidade que me dá de falar em nome dos Senadores da Bahia, para dizer ao Brasil que a figura exemplar de José Silveira será, sem dúvida, um marco das personalidades que mais se destacaram na ciência no País, principalmente no combate à tuberculose.

         Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2001 - Página 5373