Fala da Presidência durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR E EX-GOVERNADOR DA BAHIA, GENERAL JURACY MAGALHÃES, OCORRIDO HOJE.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR E EX-GOVERNADOR DA BAHIA, GENERAL JURACY MAGALHÃES, OCORRIDO HOJE.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2001 - Página 9322
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JURACY MAGALHÃES, OFICIAL GENERAL, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA).

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (Bloco/PSDB - CE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Bancada do Ceará foi chamada à colação pelo nobre Senador Antonio Carlos Magalhães, e não poderia deixar de falar de nosso sentimento, de nossa tristeza pelo desaparecimento de Juracy Montenegro Magalhães. Como tantos cearenses, deixou seu torrão natal e foi acolhido na generosa Bahia, na calorosa Bahia, de forma a que pudesse ali construir uma longa carreira política, que lhe deu mandatos populares, que lhe fez Governador da Bahia, ocupando posições de destaque no cenário nacional como Ministro de Estado, como líder político proeminente. Uma boa parte da História do Brasil teve como personagem influente e importante Juracy Magalhães.

Egresso do tenentismo, escola que surgiu naquele período da História do Brasil, Juracy Magalhães não só construiu uma sólida carreira política, mas também deixou uma descendência que procura seguir os seus passos, a sua história. Neste Senado, teve assento o falecido Senador Jutahy Magalhães, seu filho. Também há o Deputado Federal Jutahy Magalhães Júnior, que lidera a Bancada do PSDB na Câmara dos Deputados.

Então, o Ceará não poderia calar neste momento, não poderia deixar de manifestar também seu pesar pelo desaparecimento de Juracy Magalhães.

A História vai julgar o seu desempenho, comportamento e atitude como militar, político e administrador. S. Exª deixou, aliás, depoimentos sobre sua atuação.

Sr. Presidente, neste momento, queremos apoiar o requerimento, em nome do Estado do Ceará, que, com todo orgulho, serviu de berço a Juracy Magalhães. Que toda a sua família e a Bahia -- por que não dizer? -- tomem conhecimento do nosso sentimento de pesar e solidariedade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2001 - Página 9322