Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DA REALIZAÇÃO, AMANHÃ, NO AUDITORIO PETRONIO PORTELLA, DO I FORUM DE SAUDE OCULAR, PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DA REALIZAÇÃO, AMANHÃ, NO AUDITORIO PETRONIO PORTELLA, DO I FORUM DE SAUDE OCULAR, PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2001 - Página 10631
Assunto
Outros > SAUDE. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO, SAUDE, OFTALMOLOGIA, SENADO, OBJETIVO, REUNIÃO, CLASSE POLITICA, REPASSE, INFORMAÇÃO, ASSUNTO, ORIGEM, CEGUEIRA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, PREVENÇÃO, TRATAMENTO, DOENÇA, VISÃO.
  • REGISTRO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, JORNAL, O DIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, amanhã e quinta-feira, o Senado sediará o primeiro fórum de saúde ocular, no Auditório Petrônio Portella, com abertura prevista para às 9h.

Esse assunto tem uma grande importância para o Senado Federal porque, por meio de um requerimento de minha autoria, a Comissão de Assuntos Sociais, que é presidida pelo eminente Senador Romeu Tuma - que se encontra neste plenário -, participa da coordenação desse evento, que deve mobilizar aproximadamente mil oftalmologistas do Brasil inteiro e alguns vindos de outros países.

O evento em questão tem por objetivo mostrar, um pouco para os especialistas, mas também para a classe política, a importância que tem a oftalmologia na prevenção da cegueira e o que a classe política pode fazer exatamente para contribuir com os especialistas nos casos de cegueiras que são preveníveis.

No mundo todo, há aproximadamente cinco milhões de cegos. No Brasil, o número também é muito grande, varia entre 1,5% a 2% da população brasileira.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia congrega o segundo maior colegiado de especialistas do mundo. Só perde para os Estados Unidos, que possuem em torno de 15 mil especialistas. No Brasil, há 10 mil especialistas em oftalmologia.

O evento se desenvolverá, nos dois dias, com um conjunto de palestras, que têm por objetivo, como eu disse, apresentar os avanços tecnológicos na área da oftalmologia e também as causas principais da cegueira no Brasil e no mundo e quais as medidas essenciais para que o Poder Público possa respaldar a ação dos especialistas, no sentido de prevenir milhões de casos de cegueira que ocorrem no Brasil e que são perfeitamente preveníveis.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia desenvolve duas grandes parcerias com o Poder Público: uma, no Ministério da Educação, no programa chamado Olho no Olho, onde atende em torno de 3,5 milhões de crianças do Primeiro Grau, da primeira à quarta série do ensino fundamental; e um outro programa de grande importância, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, que é o Mutirão de Cataratas, além da cirurgia da retinopatia diabética.

Portanto, por meio da parceria com o Ministério da Educação, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia trabalha a questão da prevenção na infância para impedir que essas crianças, mais tarde, se tornem deficientes visuais e que a doença possa evoluir para a cegueira absoluta.

Junto com o Ministério da Saúde, trabalham-se programas já na fase curativa e também de prevenção, porque muitas vezes a catarata ainda não evoluiu para um estágio de cegueira plena. Portanto, o Conselho desenvolve esse programa.

O meu Estado do Amapá foi beneficiado pelo Mutirão de Cataratas, bem como o Estado Pará. Por intermédio de um convênio entre o Ministério da Saúde, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Universidade de Goiás, realizaram-se centenas de cirurgias de catarata e de retinopatia diabética. Isso ocorreu no distrito de Monte Dourado, Município de Almeri, onde foram atendidos os habitantes dos Municípios do Pará e de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá.

O Presidente Jader Barbalho recebeu hoje os diretores do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que lhe informaram mais detalhadamente sobre o evento. Certamente S. Exª se fará presente nesse grande evento, amanhã, no Auditório Petrônio Portella, onde a presença dos Senadores, dos Deputados Federais, de Ministros de Estados e de outras autoridades é fundamental, porque o objetivo é exatamente estabelecer um entendimento, é repassar para a classe política um maior número possível de informações e estabelecer uma parceria cada vez mais ampla com a classe política, no sentido de prevenir e tratar a cegueira no Brasil.

Ao concluir, quero registrar que o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, completa hoje 50 anos de existência. Trata-se de um jornal que, de certa forma, vem contribuindo muito para a informação no País, tratando dos mais variados assuntos e se consolidando a cada ano. Por isso, neste espaço, eu gostaria de homenagear esse importante veículo de comunicação, que, cada vez mais, se insere na vida do povo brasileiro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2001 - Página 10631