Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PUBLICAÇÃO DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS NA DISPUTA PARA O GOVERNO DO ESTADO DE GOIAS EM 2002.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. PRIVATIZAÇÃO.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A PUBLICAÇÃO DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS NA DISPUTA PARA O GOVERNO DO ESTADO DE GOIAS EM 2002.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2001 - Página 10801
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. PRIVATIZAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, INDICAÇÃO, VOTO, RELAÇÃO, DISPUTA, ELEIÇÃO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), IMPORTANCIA, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ESPECIFICAÇÃO, MAGUITO VILELA, IRIS REZENDE, SENADOR, ORADOR, POSSIBILIDADE, CANDIDATURA, CARGO PUBLICO, GOVERNADOR, RECONHECIMENTO, GESTÃO, ANTERIORIDADE, GOVERNO ESTADUAL.
  • COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, REJEIÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DE GOIAS S/A (CELG).

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs. Srs. Senadores, o assunto que me traz hoje ao plenário desta Casa é a publicação de uma pesquisa de intenção de votos referente à disputa pelo Governo de Goiás em 2002. Aos olhos dos mais afoitos, poder-se-ia rotular o tema como meramente regional, de muito pouco importância para os interesses do Congresso Nacional e da Nação. Mas, posso afiançar que os números representam, de forma direta e inquestionável, a aprovação do povo de Goiás ao trabalho realizado pelos seus três representantes do PMDB no Senado Federal.

Isso pode ser dimensionado pelas posições de destaque que nós - Maguito Vilela, Iris Rezende e Mauro Miranda - ocupamos na pesquisa estimulada feita pelo Instituto Serpes de 12 a 18 deste mês. Publicados na edição de hoje do jornal Diário da Manhã, de Goiânia, os números apontam o Senador Maguito Vilela disparado na preferência popular com 50,17% da intenção de votos, mais de 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o atual Chefe do Poder Executivo estadual.

Nessa corrida eleitoral rumo ao Palácio das Esmeraldas, que está apenas começando, Maguito também é o primeiro na pesquisa espontânea com 18,57% das intenções de voto, além de contar com a menor rejeição, 12,67%, entre todos os prováveis candidatos mencionados. Como todos nesta Casa já sabem, Maguito Vilela governou Goiás entre os anos de 1995 e 1998, recebendo elevados índices de aprovação popular por sua preocupação com a área social e a geração de empregos em nosso Estado. Já como Senador, em seu primeiro mandato, ele vem dignificando esta Casa, trabalho parlamentar que é reconhecido pelos goianos.

Da mesma forma, os números relacionados à disputa pelo Senado Federal apontam entre os mais lembrados do PMDB, o ilustre Senador Iris Rezende e a minha pessoa. Pouco mais de 44% dos eleitores consultados manifestaram-se pela reeleição de Iris, enquanto 11,53% querem que eu o acompanhe, a exemplo do que ocorreu em 1994.

A apresentação dos indicadores da atual realidade política de Goiás no plenário desta Casa, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, faz-se necessária para demonstrar o orgulho e a satisfação que nós, do PMDB do meu Estado, estamos tendo pelo reconhecimento popular às nossas ações como homens públicos. Ao contrário do pensamento daqueles que hoje governam o Estado e que um dia chegaram a dizer que o nosso partido seria “varrido do cenário político regional”, a grande maioria da população tem memória e já começa a desenhar o retorno do “tempo bom” para Goiás.

Políticos experientes, nós, os três Senadores, temos a exata dimensão de que essa avaliação é momentânea e vai servir apenas como referencial para a nossa conduta parlamentar. Nesse sentido, também sentimo-nos reconfortados, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, pelo fato de a grande maioria dos entrevistados ter se manifestado contra a privatização das Centrais Elétricas de Goiás - Celg. Mais de 72% posicionaram-se contra a venda da estatal e apenas 15% a favor.

Com certeza, tamanha diferença vem respaldar os constantes pronunciamentos feitos por nós no plenário desta Casa contra a venda da Celg e também o ato público promovido pelo PMDB em Goiânia, no último dia 25, com a presença do Governador de Minas Gerais, Itamar Franco, e do Senador Pedro Simon.

Como pode ser observado, caros Senadores, o PMDB de Goiás continua cada vez mais sintonizado com os anseios da população do meu Estado e da Nação. E essa relação acaba refletindo em um bom desempenho dos seus representantes não apenas no Senado Federal, mas também na Câmara dos Deputados. Aliás, cabe aqui ressaltar, vários deputados federais do PMDB também aparecem com flagrante destaque na pesquisa realizada pelo Instituto Serpes.

Finalizando minhas palavras, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, reafirmo que os expressivos números auferidos pelo levantamento aumentam a nossa responsabilidade perante a população do meu Estado e o Congresso Nacional. Podem ter certeza que o trabalho dos três Senadores goianos nesta Casa agora será duas vezes maior, justamente para continuar merecendo o respeito e a consideração da imensa maioria da população de Goiás.

Era o que tinha a dizer.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2001 - Página 10801