Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CHAPADÃO DO CEU-GO, ALBERTO RODRIGUES DA CUNHA.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • JUSTIFICATIVAS A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO DE CHAPADÃO DO CEU-GO, ALBERTO RODRIGUES DA CUNHA.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2001 - Página 15335
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ALBERTO RODRIGUES DA CUNHA, PREFEITO, FUNDADOR, MUNICIPIO, CHAPADÃO DO CEU (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou solicitando, na manhã de hoje, em conjunto com os ilustres Senadores Iris Rezende e Mauro Miranda, apresentação de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Alberto Rodrigues da Cunha, ex-Prefeito do próspero e importante Município goiano de Chapadão do Céu, e de condolências à sua família e a toda a população daquela cidade.

O Sr. Alberto Rodrigues da Cunha foi o fundador do Município de Chapadão do Céu, foi o seu emancipador, o seu primeiro prefeito e também consolidador, hoje um dos municípios que têm melhor nível de vida no Brasil, um dos que individualmente mais produzem e têm o menor índice de desemprego no País.

Chapadão do Céu é hoje um exemplo para todos os municípios brasileiros e foi esse grande líder político, de prestígio em todo o Estado, o responsável pelo desenvolvimento extraordinário alcançado não só por Chapadão do Céu, mas por toda a região do extremo sudoeste goiano, especialmente no campo da agricultura.

Fruto de um ideal cujo ícone era o Sr. Alberto, Chapadão do Céu teve sua emancipação reconhecida em 1991, no Governo de Iris Rezende Machado. Dois anos depois, em 1993, já elegia seu fundador como prefeito pela primeira vez, com mais de 80% dos votos válidos.

Sob a gestão do Sr. Alberto, marcada por um perfeito planejamento estratégico, Chapadão do Céu se organizou, cresceu, e hoje oferece um dos melhores níveis de vida, uma das melhores qualidades de vida de todo o Estado de Goiás e, quero crer, de todo o Brasil.

Homem honesto, firme em seus ideais, sempre à frente do seu próprio tempo, o Sr. Alberto Rodrigues da Cunha acabou voltando ao comando da prefeitura nas eleições do ano passado, novamente com uma votação excepcional.

A segunda etapa de seu trabalho, no entanto, foi subitamente interrompida, no último dia 26 de julho, quando veio a falecer, aos 74 anos, vítima de um câncer de pulmão.

Seu legado de honestidade e trabalho terá seqüência agora, sem dúvida, com a posse do Vice-Prefeito, Eduardo Peixoto, homem de grandes qualidades, também um dos pioneiros da agricultura moderna na região, que certamente continuará trabalhando para fazer de Chapadão do Céu um dos melhores lugares do interior do Brasil.

A lacuna deixada pelo passamento desse líder fantástico que foi o Sr. Alberto Rodrigues da Cunha é difícil de ser preenchida. Por isso, em função de sua importância para o Estado de Goiás, estou propondo, com os Senadores Iris Rezende e Mauro Miranda, votos de pesar do Senado Federal pelo seu falecimento e apresentação de condolências à sua família.

O Sr. Alberto Rodrigues deixou esposa, a ex-Primeira-Dama Nadyr Garcia Cunha, e nove filhos: José Roberto, Paulo Rodrigues, Maria Amélia, Marcos Rodrigues, Marta Garcia, Márcia Garcia, Nadir, Alberto Jr. e Ronan Rodrigues.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estive na cidade de Chapadão do Céu por ocasião do sepultamento do Sr. Alberto e fiquei emocionado, porque toda a cidade, todo o Município, praticamente toda a região esteve presente nesse acontecimento. Ele era realmente um homem extraordinário, um líder político carismático, um homem extremamente honesto, correto, com uma visão muito ampla dos problemas de Goiás, do Brasil e do mundo inteiro.

            Por esse motivo, fiz questão de assomar à tribuna para render as minhas homenagens a um dos homens públicos mais ilustres deste País, o ex-Prefeito Alberto Rodrigues da Cunha.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2001 - Página 15335