Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM A DECISÃO DA UNESCO DE INCLUIR O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS, NO MUNICIPIO DE ALTO PARAISO E DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS, LOCALIZADO NA CIDADE DE MINEIROS, COMO SITIOS DE PATRIMONIO NATURAL MUNDIAL.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • SATISFAÇÃO COM A DECISÃO DA UNESCO DE INCLUIR O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS, NO MUNICIPIO DE ALTO PARAISO E DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS, LOCALIZADO NA CIDADE DE MINEIROS, COMO SITIOS DE PATRIMONIO NATURAL MUNDIAL.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2001 - Página 16034
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ANUNCIO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), DECISÃO, INCLUSÃO, PATRIMONIO, RECURSOS NATURAIS, MUNDO, PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS, PARQUE NACIONAL DAS EMAS, LOCALIZAÇÃO, MUNICIPIO, MINEIROS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), AREA, CONSERVAÇÃO, CERRADO.
  • APOIO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), POSSIBILIDADE, TERCEIRIZAÇÃO, SERVIÇO, PARQUE NACIONAL, INCENTIVO, TURISMO.

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com vasta extensão territorial e com flora e fauna exuberantes, nosso País abriga em seu seio diferentes ecossistemas. O Brasil e a comunidade internacional têm o maior interesse na preservação das riquezas naturais, para que as gerações futuras tenham o direito de usufruí-las.

Assim, foi com profundo orgulho e alegria que recebi a notícia de que dois parques nacionais de meu Estado deverão ser incluídos como sítios de patrimônio natural mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - Unesco, de acordo com parecer da União Internacional para a Conservação da Natureza - IUCN. Trata-se do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso, e do Parque Nacional das Emas, localizado na cidade de Mineiros.

Neste sábado, os peemedebistas de Goiás estarão reunidos em um grande encontro regional em Alto Paraíso, excelente oportunidade para que possamos discutir com a sociedade local os benefícios que o município passará a contar no momento em que for oficializada a decisão da Unesco. 

No final de junho passado, a antiga cidade de Goiás recebeu o título de patrimônio histórico da humanidade e o board da Unesco, na ocasião, decidiu ampliar para duas as áreas da Biosfera do Cerrado que concorrerão, em dezembro próximo, na Finlândia, à condição de patrimônio natural mundial.

Se a Câmara dos Deputados aprovar, antes da reunião de Helsinque, a proposta de emenda constitucional que declara o cerrado patrimônio natural protegido pela Constituição, certamente os títulos serão concedidos e trarão grandes benefícios para a região.

A Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual de Terra Ronca já foram proclamados pela Unesco como Reserva da Biosfera do Cerrado, áreas de conservação reconhecidas internacionalmente. São duas zonas-núcleo de preservação do segundo grande ecossistema brasileiro mais ameaçado depois da Mata Atlântica. O Parque das Emas, cujas terras foram doadas pelo fazendeiro Filogônio Garcia para fins de preservação, constitui, por sua vez, uma das zonas-núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal.

Cada uma dessas áreas tem características próprias, todas de interesse nacional e internacional, pela beleza que oferecem. São consideradas de múltiplo uso, pois sua exploração é diversificada, indo desde passeios ecológicos em trilhas até esportes de aventura, como montanhismo, canoagem e alpinismo.

São inúmeros os atrativos naturais que oferecem aos visitantes. O Parque Estadual da Terra Ronca, por exemplo, tem grande concentração de cavernas, atravessadas por rios, que fazem a terra “roncar”. O das Emas possui belas cachoeiras, canions, rios e praias. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, asilo natural de um sem número de microorganismos e de variadas espécies da flora e da fauna, tem como prioridade a proteção dos mananciais hídricos da região. Local de ampla biodiversidade, encontramos lá espécies da fauna quase extintas e grande variedade de flora. O solo tem mais de 1,6 bilhões de anos e o Parque é uma das últimas reservas de água pura do mundo, sendo uma das regiões de maior luminosidade do planeta devido ao incrível acúmulo de cristais que brotam do chão.

Novos planos do Ministro Zequinha Sarney, na sua profícua gestão no Ministério do Meio Ambiente, prevêem a terceirização dos serviços em alguns parques nacionais, entre eles o da Chapada dos Veadeiros, sem que o IBAMA descuide da fiscalização. Essa medida contribuirá para a melhoria do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável, com vantagens não só para os visitantes, mas também para a população local.

Esperamos, Sr. Presidente, para breve, a criação de mais dois parques nacionais em meu Estado: Cavernas de Mambaí, com centenas de cavernas, e Fazenda Palmeiras, refúgio de vegetação nativa, que respeitarão a sensibilidade do bioma.

Essas iniciativas são de suma importância para nosso Estado, pois, por meio delas, poderemos preservar áreas de rara beleza e manter intactos ricos mananciais de água, atendendo às recomendações de desenvolvimento sustentável. Estaremos, dessa forma, resguardando precioso patrimônio para as gerações que estão por vir.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2001 - Página 16034