Pronunciamento de Romero Jucá em 16/08/2001
Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO DE LEI DO SENADO 279, DE 1999, CONSTANTE DO ITEM 1 DA PAUTA DE HOJE. (COMO LIDER)
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
BANCOS.
:
- CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO DE LEI DO SENADO 279, DE 1999, CONSTANTE DO ITEM 1 DA PAUTA DE HOJE. (COMO LIDER)
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/08/2001 - Página 17287
- Assunto
- Outros > BANCOS.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, ORADOR, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, REEXAME, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ALVARO DIAS, SENADOR, REFERENCIA, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), BUSCA, FIXAÇÃO, PRIORIDADE, AGROINDUSTRIA, SIMULTANEIDADE, CRIAÇÃO, LIMITAÇÃO, TEMPO, LIBERAÇÃO, RECURSOS, APLICAÇÃO, ALTERNATIVA, ATIVIDADE ECONOMICA.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra, como Líder, para fazer um esclarecimento e colocar um posicionamento a respeito do Item 1, sobre a proposta do Senador Osmar Dias, que diz respeito à questão da votação do limite do BNDES.
Entendemos que a posição do Senador Álvaro Dias é no sentido, efetivamente, de buscar priorizar caminhos para investimentos na agroindústria brasileira. Temos a consciência disso.
Temos um posicionamento exatamente no sentido de não buscar o engessamento do BNDES no tocante à ausência de projetos na agroindústria.
Por conta disso - e mantendo contato com o Senador Álvaro Dias -, estarei apresentando requerimento de reexame da Comissão de Assuntos Econômicos exatamente para encontramos uma linguagem, uma proposta que, ao mesmo tempo em que fixa prioridades para a agroindústria, inclusive, definindo percentuais, possa também criar um limite de tempo para liberar os recursos para a aplicação em outras atividades econômicas, se não houver, efetivamente, projetos viáveis de agroindústria, no âmbito do entendimento técnico do BNDES, que possam ser financiados.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, entendo que, agindo assim, salvamos a posição política do Senador Álvaro Dias, no tocante a sua proposta, e, ao mesmo tempo, criamos mecanismos técnicos para não engessar o BNDES. Portanto, ganha o País, ganha a proposta do Senador Álvaro Dias e ganhamos todos nós.
Vou apresentar o requerimento, já em concordância com o Senador Álvaro Dias, e pediremos à Comissão de Assuntos Econômicos prioridade na análise dessa questão.
Muito obrigado, Sr. Presidente.