Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOSE ERMIRIO DE MORAES FILHO.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOSE ERMIRIO DE MORAES FILHO.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2001 - Página 21689
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ERMIRIO DE MORAES FILHO, EMPRESARIO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, ETICA, CONDUTA, DEFESA, INDUSTRIA NACIONAL.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, seria desnecessário usar o microfone para fazer as referências ao Dr. José Ermírio de Moraes visto o pronunciamento do Senador Pedro Piva, que gozava da amizade e da convivência com a família Ermírio de Moraes. Mas, como paulista, não me podia deixar de manifestar, sendo solidário ao requerimento do Senador Pedro Piva.

José Ermírio de Moraes e Antônio Ermírio de Moraes dividem no cenário político-empresarial brasileiro uma conduta ética invejável diante de todos aqueles que procuram de qualquer forma destruir a empresa brasileira.

O Senador Pedro Piva falou do espírito de nacionalidade e da manutenção de uma indústria eminentemente nacional. Várias vezes, em discussão, ouvi os dois referirem-se ao problema da energia. Nenhuma vez deixaram de investir nesse setor, para que suas indústrias continuassem de pé caso viesse o apagão. Eram homens de previsão: há dezenas de anos, já pensavam e investiam nos setores importantes da economia brasileira.

Quanto ao campo social, o Senador Pedro Piva já fez referência, mas não esqueço a Associação da Criança Defeituosa, instituição importante que assiste às crianças defeituosas em favor da qual José Ermírio sempre atuava. Ele tinha também a preocupação com o futuro da juventude menos abastada deste País.

Certa vez, participaram da vida política e tiveram uma decepção tremenda. Sofreram com isso, mas nunca deixaram de participar da política brasileira, como empresários e empreendedores que merecem todo o nosso respeito e carinho.

Solidarizo-me com o Senador Pedro Piva pelo requerimento apresentado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2001 - Página 21689