Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização do Encontro do Diretório do PMDB do Estado de Goiás, a ser realizado na cidade de Inhumas, no próximo dia 29 de setembro, que reunirá lideranças políticas de treze municípios daquela microrregião.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Realização do Encontro do Diretório do PMDB do Estado de Goiás, a ser realizado na cidade de Inhumas, no próximo dia 29 de setembro, que reunirá lideranças políticas de treze municípios daquela microrregião.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2001 - Página 22938
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ENCONTRO, LIDERANÇA, REGIÃO, MUNICIPIO, INHUMAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).
  • CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), PARALISAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • ANALISE, PRODUÇÃO, AGROINDUSTRIA, PECUARIA, MUNICIPIO, INHUMAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, APLICAÇÃO, RECURSOS, MANUTENÇÃO, RODOVIA, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no próximo sábado, dia 29 de setembro, o Diretório Estadual de Goiás do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realizará, na cidade de Inhumas, um encontro regional que vai reunir lideranças políticas de treze municípios da microrregião.

            Em minha opinião, meus ilustres Pares, é preciso ver em encontros dessa natureza os próprios alicerces de uma democracia de fato. Defensor que sou do municipalismo, penso ser ali, no debate e na formação de consensos sobre as decisões locais e microrregionais, que encontraremos o melhor encaminhamento para a solução dos problemas nacionais. Solução que será elaborada, em cada caso, pelos cidadãos que convivem diretamente com os problemas e os conhecem melhor que quaisquer planejadores encastelados em ministérios.

            A microrregião cujos líderes peemedebistas se reunirão em Inhumas compreende o centro-sul de Goiás, uma área em fase de acentuado desenvolvimento econômico, baseado na mais moderna agroindústria, a demonstrar o potencial produtivo do cerrado quando explorado racionalmente e com o emprego de técnicas adequadas.

            Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, posso assegurar-lhes que a região centro-sul somente chegou a esse estágio de desenvolvimento graças ao apoio recebido nos 16 anos de governos do PMDB. Por isso mesmo, é triste constatar o grau de estagnação a que esses municípios foram submetidos desde 1999, período em que o PSDB assumiu a administração estadual. Infelizmente, os moradores de Inhumas e região acabaram discriminados exatamente pela identidade com as principais bandeiras peemedebistas: solidariedade e progresso.

            Na região centro-sul temos uma pecuária leiteira pujante. Ali temos uma agricultura irrigada com o emprego de pivôs - o que podemos ver na forma de grandes círculos no chão, quando sobrevoamos a área em um dia claro. Ali temos uma grande produção de cana-de-açúcar e de álcool, a contribuir para o equilíbrio do balanço energético nacional. Ali se produzem frutas que são industrializadas pelas fábricas de doces, uma saborosa especialidade da região. Inhumas é também um importante pólo produtor de alho e de laranja.

            Essa produção toda, porém, encontra problemas de escoamento para fora da microrregião pela falta de uma rede de transportes adequada. De fato, a BR-070, que, partindo de Brasília, atravessa Goiás de leste para oeste e toma a direção de Cuiabá, corta a área. No entanto, como tantas rodovias federais, encontra-se em estado precário, dificultando as vendas dos produtores e entravando um crescimento que poderia ser muito maior. Por isso, por estar comprometido com o desenvolvimento regional em meu Estado, venho insistindo tanto, daqui do Senado, pela injeção de recursos federais em sua conservação.

            Essa microrregião, que abrange os municípios de Araçu, Brazabrantes, Caturaí, Damolândia, Goianira, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itauçu, Nova Veneza, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás e Taquaral, além de Inhumas, precisa da BR-070 em boas condições de uso. Não pode ficar assim abandonada por um Governo Federal que se ocupa somente em cortar despesas para pagar o serviço da dívida externa.

            Uma curiosidade sobre Inhumas, Sr. Presidente, é que ela ganhou esse nome em 1908, quando ainda era distrito de Itaberaí, por serem numerosas ali as aves chamadas inhumas ou anhumas, de canto lúgubre e nostálgico. Mais tarde, em 1931, Inhumas se emanciparia, tornando-se município. Situada a 55 quilômetros a Norte de Goiânia e a 63 a Oeste de Anápolis, Inhumas está no próprio coração do Estado de Goiás. Seu atual prefeito, que foi Deputado Estadual por três mandatos e ocupa a Prefeitura Municipal pela segunda vez, é do PMDB.

            Ao promover encontros regionais como esse, a realizar-se em Inhumas, nosso partido confirma seu compromisso com o fortalecimento da representatividade popular e regional de nossos políticos, o que julgo ser a base da democracia. Reafirmo minha convicção de que o municipalismo ou localismo haverá de ser a forma mais eficaz de promover as mudanças de que o Brasil precisa, com democracia e justiça.

            Muito obrigado.


            Modelo16/21/249:48



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2001 - Página 22938