Discurso durante a 148ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização das comemorações dos 53 anos de fundação do município de Hidrolândia, em Goiás.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Registro da realização das comemorações dos 53 anos de fundação do município de Hidrolândia, em Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2001 - Página 27570
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO, MUNICIPIO, HIDROLANDIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), REGISTRO, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, COMENTARIO, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, INTEGRAÇÃO, MUNICIPIOS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vivendo neste momento um misto de emoção e de alegria, ocupo a tribuna desta Casa para destacar a comemoração, no dia de hoje, dos 53 anos de emancipação do Município de Hidrolândia, cidade tradicional, acolhedora, organizada e com grandes quintais. É uma cidade muito agradável, distante 30 Km de Goiânia, a capital do nosso Estado.

            As circunstâncias que cercam essa festividade estão assegurando-lhe um caráter ainda mais especial. Primeiramente, pelo adiantamento em que se encontram as obras de duplicação da BR-153, entre Aparecida de Goiânia - portanto, Goiânia também - e Hidrolândia; apenas uma das etapas daquela que considero a maior obra em andamento no Estado de Goiás.

            Em um segundo momento, terei a inestimável honra de ser agraciado nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, com o título de cidadão hidrolandense - uma homenagem da Câmara Municipal, por intermédio do Vereador José de Araújo e do Prefeito José Geraldo da Silva -, o que muito me orgulha e dignifica.

            Como se vê, Srªs e Srs. Senadores, tenho todos os motivos para considerar o aniversário de Hidrolândia, e seus desdobramentos, um momento ímpar na minha trajetória política, a começar pela íntima ligação que tenho, desde os primeiros passos na vida pública, com o Município e sua gente. Não se trata de contatos políticos formais, mas, sim, de diálogos francos, abertos, e de amizade mesmo, com representantes de famílias tradicionais do Município de Hidrolândia.

            Hidrolândia é nacionalmente conhecida como a “capital da jabuticaba”, em função dos milhares de pés da fruta localizados na Fazenda Jabuticabal, de propriedade de Antônio Batista, empresário de sucesso, que consegue aliar a ótima qualidade das jabuticabas com um atendimento exemplar aos visitantes. Foi apostando nessa combinação, carro-chefe para o fortalecimento da economia local e para a geração de novos empregos, que apresentei emenda orçamentária para a construção de uma minifábrica comunitária, coordenada pela Prefeitura, especializada na produção do vinho de jabuticaba. Da mesma forma, não tenho medido esforços para ver concluído o processo de regulamentação de uma rádio comunitária para Hidrolândia, cidade que se encontra em franco desenvolvimento e que, exatamente por isso, necessita contar com um veículo de comunicação que divulgue suas potencialidades.

            Srªs e Srs. Senadores, ainda hoje pela manhã, em contato com lideranças da vida política e empresarial de Hidrolândia, pude constatar a alegria contagiante com que se referiam à vasta programação festiva em homenagem aos 53 anos do Município. Desde o último sábado, dezenas de atividades esportivas e culturais estão sendo realizadas na cidade. Em todos esse contatos, um assunto é inevitável: a duplicação do trecho da BR-153, entre Aparecida de Goiânia e Hidrolândia e de Hidrolândia a Itumbiara, com destino a São Paulo.

            O clima assemelha-se muito ao dos primeiros meses do ano de 1998, quando pude promover a primeira audiência pública para duplicação da BR-153, ligando a capital de Goiás ao Estado de São Paulo. O evento propriamente dito ocorreu em Itumbiara, mas lembro-me da satisfação com que os moradores de Hidrolândia e outras cidades beneficiadas receberam a presença da classe política de Goiás, de outros Estados e da União.

            O meu sonho, sinceramente, era que essa obra, ou pelo menos parte dela, estivesse pronta, mas, em face das inconstâncias que cercam o Orçamento Geral da União, foi necessário trabalhar com os pés no chão, para que não ocorressem interrupções no ritmo dos trabalhos. Com essas expectativas correspondidas em relação ao promissor aniversário de emancipação política de Hidrolândia, aliadas à conclusão de mais um trecho de duplicação da BR-153, que caminha a passos largos em direção a Itumbiara, aguardo com ansiedade o momento em que me tornarei, com imenso prazer, cidadão hidrolandense, título que extrapola as conveniências políticas e os retratos na parede do gabinete, mas revela um sentimento profundo de carinho, consideração e grande estima aos irmãos hidrolandenses.

            Eram essas as minhas palavras.

            Muito obrigado.


            Modelo16/21/249:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2001 - Página 27570