Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pela inauguração da TV Nazaré, ocorrida no último sábado, no Estado do Pará.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pela inauguração da TV Nazaré, ocorrida no último sábado, no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2002 - Página 8061
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, INAUGURAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, IGREJA CATOLICA, ESTADO DO PARA (PA).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB - PA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje quero fazer uma homenagem à concretização de um antigo sonho da população católica do meu Estado: a inauguração de uma emissora de televisão própria, a TV Nazaré, canal 30. Essa emissora é o resultado de uma campanha de cinco anos, levada avante pela Arquidiocese de Belém e por todos os católicos do Pará. A TV Nazaré foi inaugurada no sábado passado, numa cerimônia realizada no Centro de Cultura e Formação Cristã, em Ananindeua. No domingo à tarde, data em que se comemorou o Dia Mundial das Comunicações Sociais, os católicos se reuniram na Basílica para consagrar o novo canal televisivo à Nossa Senhora de Nazaré.

É uma obra do povo católico que atendeu aos apelos dos dirigentes da igreja católica do Pará por entender a importância de um meio de comunicação como a televisão para a divulgação da mensagem evangélica. Talvez seja isso o que Jesus Cristo, como pessoa à frente do tempo em que viveu na Terra, quis dizer quando mandou que a palavra fosse pregada acima dos telhados.

A TV Nazaré vai funcionar em caráter experimental, das seis da manhã às dez e meia da noite, com dez programas de uma grade de produção local e nacional. Essa emissora será o veículo de divulgação dos eventos pastorais das paróquias de Belém e do interior. Transmitirá missas ao vivo e terá um programa com os bispos, em que eles poderão conversar com a população, através de telefonemas e cartas.

Com a TV Nazaré os católicos praticamente ganharão de presente mais duas emissoras católicas: a Canção Nova e a Século Vinte e Um, que chegarão ao Pará através da torre e dos transmissores da TV Nazaré. Agora o Estado terá imagens de quatro canais católicos: Nazaré, Canção Nova, Século Vinte e Um e Rede Vida.

A TV Nazaré completa o círculo da comunicação católica paraense. Junta-se à Rádio Nazaré FM e ao semanário Voz de Nazaré, que é o segundo mais antigo jornal no Pará. Foi criado em 1910 pelo padre barnabita Florêncio Dubois e está até hoje a serviço da Arquidiocese de Belém. Mais um motivo de alegria para a população católica. Esse jornal, que foi fechado há 30 dias para reformas no prédio e na linha editorial, voltou a circular neste domingo, com tiragem de cinco mil exemplares, impressos no parque gráfico do jornal O Liberal.

Finalizo este pronunciamento parabenizando a Arquidiocese de Belém, nas pessoas do arcebispo metropolitano D. Vicente Zico e do bispo auxiliar D. Carlos Verzeletti, que foi o responsável pela execução do projeto da TV Nazaré, mas, sobretudo as minhas congratulações são dirigidas ao povo católico paraense, por todas essas conquistas no campo da comunicação.

Considero-me honrado, como membro da bancada federal paraense, pela participação sobre a realização do projeto da TV Nazaré.

            Era o que tinha a dizer.

 


Modelo1 5/19/249:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2002 - Página 8061