Fala da Presidência durante a 41ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem a cidade de Brasília, pela passagem do seu quadragésimo terceiro aniversário.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem a cidade de Brasília, pela passagem do seu quadragésimo terceiro aniversário.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2003 - Página 8216
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, CONGRESSISTA, PRESENÇA, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim) - Ao encerrar esta sessão, gostaria de, em nome do Presidente José Sarney e de todos os Senadores e Senadoras, cumprimentar o Governador Joaquim Roriz, o ex-Presidente do Senado Mauro Benevides, o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, o Ministro Alvaro Augusto Ribeiro Costa, Advogado-Geral da União, a Deputada Eliana Pedrosa, a Presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek Pereira, outras autoridades presentes, como os Embaixadores que vejo aqui, Senadores e Senadoras, Deputados e Deputadas do DF e Deputados e Deputadas Federais, e, com carinho especial, os dois Senadores que organizaram este evento, permitindo que acontecesse, os Senadores Paulo Octávio e Valmir Amaral.

Gostaria também de cumprimentar a ex-colega Deputada e atual Vice-Governadora Maria de Lourdes Abadia. É enorme a alegria de estar aqui com V. Exª neste momento, V. Exª como Vice-Governadora e eu como Senador.

(Palmas.)

Em rápidas palavras, gostaria de dizer que, quando cheguei a Brasília, há 17 anos, diziam-me que, para morar nesta cidade, era preciso gostar ou não gostar. Eu diria a V. Exªs que gostar ou não gostar é pouco: aprendi a amar Brasília. Estou muito feliz por viver em Brasília, uma cidade onde todos se encontram, como aqui foi dito, independentemente de raça, cor, etnia, sexo e religião.

De fato, Brasília é o coração, é a alma do País. Como disse um poeta - e, com isto, encerrarei -, na vida, nem todos entenderam mas um dia vão entender, que tudo é uma questão política: a moradia, a segurança, a educação, a saúde, enfim, tudo se decide principalmente pela via política.

Por isso, Brasília, para mim, é o coração do Brasil, a sua alma, porque aqui são tomadas as grandes decisões nos campos econômico, político e social, principalmente.

Que avance o social! Que avance o social!

Viva Brasília! Viva o povo brasileiro!

(Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2003 - Página 8216