Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a vida de José de Castro Meira, aprovado em sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. .

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comentários sobre a vida de José de Castro Meira, aprovado em sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça. .
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2003 - Página 9329
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JOSE DE CASTRO MEIRA, JUIZ, OBTENÇÃO, APROVAÇÃO, NOME, CARGO PUBLICO, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

DOUTOR CASTRO MEIRA

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tive a ventura, na tarde de ontem, de folhear um livro que, além de singelo, como são os escritos das pessoas de bem, retrata a vida do genitor do Dr. Castro Meira, Juiz do Tribunal Regional Federal da 5a Região, em Pernambuco, e que, certamente, logo mais, será um dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça. Hoje, ele esteve na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para a sabatina em que seu nome foi aprovado.

Corri os olhos pelo texto de um “contador de histórias”, como costumava ser chamado o ilustre pai do Juiz, e pude sentir, de imediato, o apreço dos Meira pela instituição familiar, por eles considerada uma espécie de “agência social, o espaço doméstico por onde a vida transcorria previsível e segura.”

Essas são frases que recolhi da apresentação do livro, em que o magistrado que esteve conosco fez questão de destacar - ao preparar os originais para impressão - o zelo, o cuidado e o respeito, para que se mantivessem intactas as frases do pai, no caso o escritor - ou o contador de histórias.

Esses fatos da vida do Dr. Castro Meira dão bem a idéia da sua grandeza de espírito e de sua apurada sensibilidade. Essas são qualidades de fundamental relevância para quem vai se dedicar ao julgamento de pessoas, diante da frieza dos autos de um tribunal de grande dimensão, como é o STJ.

Seu nome é José, baiano de Barrinha, como todos os irmãos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia, para alegria do pai, que disse, no livro, jamais ter sonhado que um dia teria um filho matriculado em faculdade.

A trajetória de trabalho do Dr. José é rica, começando pelo exercício da advocacia em São Paulo. Depois, em Salvador, onde também foi professor, para, mais tarde, vir a ser promotor de justiça em Paranamirim, até chegar a Recife, para ser Juiz do Tribunal Regional Federal da 5a Região, do qual foi também Vice-Presidente e Presidente, além de diretor da Escola da Magistratura Federal.

Srªs e Srs. Senadores, não preciso ir além. Permito-me apenas refletir: Feliz a Justiça que pode contar com juízes da competência, da honradez e da dedicação do Dr. Castro Meira. Seja feliz no STJ, Dr. José !

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2003 - Página 9329