Discurso durante a 48ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR JOÃO HERCULINO, EX-DEPUTADO FEDERAL, QUE SE DESTACOU PELA SUA INDOLE DEMOCRATICA E PELA LUTA INTRANSIGENTE CONTRA A DITADURA.

Autor
Roberto Saturnino (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR JOÃO HERCULINO, EX-DEPUTADO FEDERAL, QUE SE DESTACOU PELA SUA INDOLE DEMOCRATICA E PELA LUTA INTRANSIGENTE CONTRA A DITADURA.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2003 - Página 9529
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO HERCULINO, PROFESSOR, EX-DEPUTADO, FUNDADOR, UNIVERSIDADE PARTICULAR, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PT - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também quero manifestar meu sentimento de pesar e minha homenagem a esta figura inesquecível, exemplar pela sua energia, pela fidelidade a seus princípios, que foi João Herculino.

Tive oportunidade de conviver com ele, de ser seu colega na Câmara dos Deputados naqueles idos de 60, antes de 1964, e testemunhar, por exemplo, a cena referida há pouco pelo Senador Arthur Virgílio, quando ele atirou o microfone de apartes no Presidente do Senado, indignado com uma decisão que efetivamente feria todos os princípios a que ele devotava o maior respeito.

Era a própria figura da energia, da energia argumentadora, da energia batalhadora, grande defensor das teses do trabalhismo. Era um deputado trabalhista, eleito muito jovem ainda, com toda a força de sua juventude, que marcou com a sua presença, de maneira indelével, a Câmara dos Deputados. Depois, numa fase posterior, cassado, com os caminhos políticos interrompidos, reverteu toda aquela sua energia criadora num exemplo empreendedor que marcou a Capital da República com um grande centro universitário, respeitado e querido por todos os brasilienses.

Sr. Presidente, realmente sinto o impulso de também lamentar o seu passamento e prestar a minha homenagem a essa figura com a qual tive a oportunidade de conviver, ambos ainda muito jovens, naqueles momentos que antecederam o golpe militar.

Portanto, fica aqui a minha homenagem à lembrança desse grande brasileiro que foi João Herculino.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2003 - Página 9529