Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMENTA A APRESENTAÇÃO, PELO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO, DA PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO 40, DE 2003, QUE VEM COM UMA COMPLETA REFORMA DA PREVIDENCIA.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • COMENTA A APRESENTAÇÃO, PELO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO, DA PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO 40, DE 2003, QUE VEM COM UMA COMPLETA REFORMA DA PREVIDENCIA.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2003 - Página 10169
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, ATENÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, ANUNCIO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTUDO, MERITO, PROPOSIÇÃO, SEMELHANÇA, APRECIAÇÃO, MATERIA, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, EXPECTATIVA, ENTENDIMENTO, BENEFICIO, PAIS.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - De maneira bastante breve, quero dizer que o Brasil haverá de viver um momento de muita efervescência, o que é bom para o debate das reformas. O Governo manda um projeto que será muito respeitosamente estudado por todos nós desta Casa, sem o compromisso de aprovação in totum ou de rejeição pavloviana. Nada disso. Olhar o que se afigure como bom para o País e aprovar. Olhar o que se afigure como ruim para o País e procurar rejeitar.

Mas digo que o debate será importante - e esse é o sentido deste pronunciamento -, porque acabo de ver uma consistente Proposta de Emenda à Constituição, a PEC nº 40, de 2003, de iniciativa do ilustre Deputado do meu Estado, Pauderney Avelino, que vem com uma proposta completa de reforma da Previdência. Ainda não tomei conhecimento do mérito - vou examiná-lo com o mesmo respeito com que estou a examinar o que sai da lavra do Governo -, mas ressalto que esse é o espírito. É um debate que vai, na verdade, servir ao País, porque, quem sabe, busquemos a verdade chinesa: aquela verdade que não é nem a minha, que não é infalível, nem é a sua, que tampouco é infalível; mas, quem sabe, uma síntese, uma mescla das verdades todas para chegarmos ao que for mais sábio e que melhor sirva ao interesse brasileiro.

Quero parabenizar o Deputado Pauderney Avelino pela iniciativa e dizer que o PSDB acolhe a matéria para estudá-la no mérito, com todo o respeito que merece esse bom Parlamentar, ilustre conterrâneo, de densidade intelectual e de perfil moral correto.

Muito obrigado a V. Exª, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2003 - Página 10169